Clicky

Precisando do socorro de Deus em alguma situação? Aprenda a rezar o Terço da Divina Providência - Altair Fonseca
Terço da Divina Providência
Orações

Precisando do socorro de Deus em alguma situação? Aprenda a rezar o Terço da Divina Providência

Precisamos entender que todas as pessoas passam por dificuldades, entretanto, o que diferencia os cristãos nos momentos da tribulação é a confiança na Divina Providência. Trata-se de uma experiência de fé que nos desafia a sempre fazermos o que está ao nosso alcance com fé, ao mesmo tempo em que nos abandonamos nas mãos de Deus. O Terço da Divina Providência é uma das belas orações que fazem os que confiam no Senhor e renovam suas forças por meio da fé.

Veja também: Quer trabalhar melhor? Aprenda a Oração de oferecimento do trabalho a São José.

Terço da Divina Providência – Orações Católicas

Rezemos juntos um terço poderoso com muita confiança na Divina Providência, que nunca desampara aqueles que confiam no Senhor e pedem a intercessão da Virgem Maria.

Terço da Divina Providência – Orações Católicas

Terço da Divina Providência

Início:
Credo.

Nas contas grandes:
Mãe da Divina Providência: Providenciai!

Nas contas pequenas:
Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não faltará!

Oração final:
Vinde, Maria, chegou o momento. Valei-nos agora e em todo tormento. Mãe da Providência, prestai-nos auxílio no sofrimento da terra e no exílio. Mostrai que sois Mãe de Amor e de Bondade, agora que é grande a necessidade. Amém.

Terço da Divina Providência
Terço da Divina Providência

Inscreva-se no canal Altair Fonseca no YouTube.

Um pouco sobre a história da devoção

Na Itália, no início do século XII, já existia a devoção à Nossa Sra. da Divina Providência. Trata-se de uma designação motivada pela intercessão da Virgem Maria no acontecimento das Bodas de Caná (Cf Jo 2, 1-11). Neste momento, a Virgem pediu a Jesus que ajudasse aos noivos, pois a festa ficou sem vinho e o Senhor transformou a água em vinho. Devido a esse episódio, a Virgem Maria começou a ser chamada sob o nome de Mãe da Divina Providência.

A devoção tornou-se popular através da Ordem dos Padres Barnabitas, fundada por Santo Antonio Maria Zaccaria no ano de 1530. Essa popularização começou com um afresco que foi quebrado.

O afresco quebrado

Para a realização da obra de ampliação da Praça Colonna, em Roma, foi necessária a demolição  de um mosteiro antigo construído no local para a construção posterior de uma igreja dedicada a São Carlos. Durante a demolição foi quebrado um belo afresco da Virgem Maria Mãe da Divina providência que estava numa das paredes do mosteiro, o que causou tristeza tanto para o arquiteto responsável pela obra, quanto para os religiosos.

Um novo quadro

O arquiteto fez questão de indenizar os religiosos, doando outro quadro feito por Scipione Pulzone, representando a Virgem Maria segurando um menino em seus braços. O quadro era muito menor que o original, medindo apenas 54 X 42 cm. Inicialmente, foi colocado numa capela dentro de uma casa. Sem um nome, era possível saber apenas que era mais um quadro que representava a Virgem Maria segurando o Menino Jesus. Sabe-se que o quadro é de Scipione Pulzone, pintor que viveu entre 1550 e 1598. Suas obras retratam a mentalidade da época, o Renascimento.

A construção

Mesmo com a falta de recursos para as obras, nada faltou durante todo o tempo de construção. Dessa forma, a igreja foi terminada dentro do tempo previsto e os monges atribuíram tal fato à intercessão de Nossa Senhora da Divina Providência, a quem eles rezaram durante todo o tempo. Nossa Senhora “providenciou” todo o necessário.

A devoção

No século XVIII, foi colocada uma réplica do quadro em um local mais visível, agora com uma identificação, que dizia que o quadro representava Nossa Senhora da Divina Providência. Em pouco tempo, o corredor ficou pequeno para a multidão de peregrinos que ali rezavam. Os padres barnabitas resolveram, então, transformar o pequeno lugar em uma capela maior. Foi criado um grupo de devotos de Nossa Senhora da Divina Providência, chamado de Arquiconfraria. No ano de 1888, houve a coroação da imagem, o que oficializou a devoção à Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.

Confiemos na Divina Providência

Altair Fonseca, em vídeo da oração do Terço da Divina Providência, disse: “Diante daquilo que nos falta, diante daquilo que não sabemos como vai ser, diante das inseguranças e incertezas da vida, fundamentemos a nossa fé na Divina Providência que nunca falta”.

A Divina Providência nunca desampara os que confiam em Deus e caminham na fé diariamente. Tenhamos essa certeza de que a misericórdia do Senhor não faltará!

Confiemos na Divina Providência
Confiemos na Divina Providência

Referências:

Aprenda a rezar o Terço da Divina Providência – Altair Fonseca. Disponível em: <https://www.altairfonseca.com/2021/09/18/aprenda-a-rezar-o-terco-da-divina-providencia/>. Acesso em: 8 set. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *