Clicky

Aprenda a rezar o Terço da Divina Providência - Altair Fonseca
Terço da Divina Providência
Orações

Aprenda a rezar o Terço da Divina Providência

Todas as pessoas passam por dificuldades, mas o que diferencia os cristãos nos momentos da tribulação é a confiança na Divina Providência. Trata-se de uma experiência de fé que nos desafia a sempre fazermos o que está ao nosso alcance com fé, ao mesmo tempo em que nos abandonamos nas mãos de Deus. Dessa forma, nos permitimos ser conduzidos por Ele em todos os sentidos, com a certeza de que tudo concorre para o nosso bem (Cf. Rm 8,28).

Veja também:

A vida de todo cristão deve ser permeada da oração que nos aproxima de Deus e exercita a nossa fé. Sem suplicar os auxílios do Senhor e também contar com a intercessão dos Santos, é impossível permanecer de pé diante das intempéries da vida. A seguir, você aprende uma simples mas profunda oração: o Terço da Divina Providência, no qual pedimos o auxílio de Deus pela intercessão da Virgem Maria, a Mãe da Divina Providência.

O Terço da Divina Providência

Inicie sempre em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! A partir daí, reze o Credo e siga as orações como na imagem a seguir:

Terço da Divina Providência
Terço da Divina Providência

Um pouco sobre a história da devoção

Na Itália, no início do século XII, já existia a devoção à Nossa Sra. da Divina Providência. Trata-se de uma designação motivada pela intercessão da Virgem Maria no acontecimento das Bodas de Caná (Cf Jo 2, 1-11). Neste momento, a Virgem pediu a Jesus que ajudasse aos noivos, pois a festa ficou sem vinho e o Senhor transformou a água em vinho. Devido a esse episódio, a Virgem Maria começou a ser chamada sob o nome de Mãe da Divina Providência.

A devoção tornou-se popular através da Ordem dos Padres Barnabitas, fundada por Santo Antonio Maria Zaccaria no ano de 1530. Essa popularização começou com um afresco que foi quebrado.

O afresco quebrado

Para a realização da obra de ampliação da Praça Colonna, em Roma, foi necessária a demolição  de um mosteiro antigo construído no local para a construção posterior de uma igreja dedicada a São Carlos. Durante a demolição foi quebrado um belo afresco da Virgem Maria Mãe da Divina providência que estava numa das paredes do mosteiro, o que causou tristeza tanto para o arquiteto responsável pela obra, quanto para os religiosos.

Um novo quadro

O arquiteto fez questão de indenizar os religiosos, doando outro quadro feito por Scipione Pulzone, representando a Virgem Maria segurando um menino em seus braços. O quadro era muito menor que o original, medindo apenas 54 X 42 cm. Inicialmente, foi colocado numa capela dentro de uma casa. Sem um nome, era possível saber apenas que era mais um quadro que representava a Virgem Maria segurando o Menino Jesus. Sabe-se que o quadro é de Scipione Pulzone, pintor que viveu entre 1550 e 1598. Suas obras retratam a mentalidade da época, o Renascimento.

A construção

Mesmo com a falta de recursos para as obras, nada faltou durante todo o tempo de construção. Dessa forma, a igreja foi terminada dentro do tempo previsto e os monges atribuíram tal fato à intercessão de Nossa Senhora da Divina Providência, a quem eles rezaram durante todo o tempo. Nossa Senhora “providenciou” todo o necessário.

A devoção

No século XVIII, foi colocada uma réplica do quadro em um local mais visível, agora com uma identificação, que dizia que o quadro representava Nossa Senhora da Divina Providência. Em pouco tempo, o corredor ficou pequeno para a multidão de peregrinos que ali rezavam. Os padres barnabitas resolveram, então, transformar o pequeno lugar em uma capela maior. Foi criado um grupo de devotos de Nossa Senhora da Divina Providência, chamado de Arquiconfraria. No ano de 1888, houve a coroação da imagem, o que oficializou a devoção à Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.

Oração a Nossa Senhora da Divina Providência

Ó Maria, Mãe da Divina Providência, entrego-me inteiramente a vós. Orientai a minha vida e obtende-me a graça de cumprir fielmente a divina vontade. Alcançai-me o perdão dos meus pecados, e sede minha proteção e guia, todos os dias de minha vida. Amparai-me nas horas de luta e sofrimento. Ajudai-me, ó Maria, a conseguir a renovação interior do meu coração, para que nele eu possa acolher vosso divino filho, Jesus. Livrai-nos de todo mal e de tudo que possa ser obstáculo à eficácia de vossa proteção. Ó doce Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim;  e, se ofendi o Coração Sagrado de Jesus, cobri-me com o manto de vossa proteção e serei salvo. Vós sois a minha esperança neste mundo,  guiai com segurança os meus passos até a vida eterna. Amém.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Aparecida Rodrigues de Araújo
24 de setembro de 2021 at 21:04

Terço muito lindo



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *