Clicky

Qual é a sua posição diante de Deus? Padre Paulo Ricardo coloca contra a parede aqueles que querem roubar o lugar do Senhor - Altair Fonseca
Querem roubar o lugar de Deus
Reflexões e Meditações / Vídeos

Qual é a sua posição diante de Deus? Padre Paulo Ricardo coloca contra a parede aqueles que querem roubar o lugar do Senhor

Existe um movimento de revolta na sociedade atual que tenta desconstruir a ordem natural das coisas, como Deus criou. Essa ideia maligna não prevalecerá e padre Paulo Ricardo colocou contra a parede aquelas que querem roubar o lugar do Senhor.

Veja também: Você já questionou Deus? Padre Donizete Heleno te convida a refletir.

Qual é a sua posição diante de Deus?

Padre Paulo Ricardo disse: “Deus fez as coisas diferentes para nós precisarmos uns dos outros. (…) O ato espiritual que todos nós precisamos fazer todos os dias é a aceitação da estrutura da realidade que Deus criou. (…) Aceite o que Deus fez em você e se responsabilize pelo que você fez de estrago nas coisas de Deus. Essa é a atitude cristã”.

Você aceita as coisas como Deus criou ou se revolta tentando desconstruir a criação? Tudo o que Deus criou, mesmo as coisas que parecem más, contribuem para o equilíbrio de um plano superior que é benéfico para nós. Tal plano superior não está completamente ao alcance do nosso entendimento, mas basta para nós entendermos que somos amados por Deus e que nada está fora do Seu controle, não importa o que aconteça.

A sua posição diante de Deus
Qual é a sua posição diante de Deus?

Padre Paulo Ricardo coloca contra a parede aqueles que querem roubar o lugar do Senhor

Conforme as heresias foram invadindo o seio do cristianismo, a Igreja quase chegou ao fim. Entretanto, Deus suscitou homens como Santo Irineu de Lyon, que combateu com as palavras e com a vida os erros de sua época, sobretudo o gnosticismo. Os gnósticos dos primeiros séculos tentavam explicar o mal deste mundo associando-o ao próprio Criador, como se um princípio de maldade tivesse criado o mundo material, do qual as pessoas precisariam se libertar.

A consequência prática disso era que se isentava de responsabilidade o ser humano: estando “aprisionado” neste mundo, ele não poderia responder por seus atos. Também os gnósticos do mundo moderno continuam agindo assim, mas de forma secularizada, sem delegar a culpa a Deus, até porque nem na sua existência eles creem. Hoje não se fala mais de um mundo mau, mas de sistemas sociais, ideológicos ou culturais que condicionam o indivíduo a agir na maldade, eximindo-o de suas responsabilidades.

A homilia a seguir foi feita pelo padre Paulo Ricardo no dia 28 de junho de 2023, na memória de Santo Irineu de Lyon, em Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT). Assista e compartilhe:

Pregação Seleta | O gnosticismo do mundo moderno

Oração de Santo Irineu de Lyon contra as heresias

Invoco a Ti, Senhor, Deus de Abraão, Isaque, Jacó e Israel, o Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus que, pela abundância da Tua misericórdia nos permitiu conhecer-Te, e que fez os Céus e a terra, o Deus que está acima de tudo, que é o único e verdadeiro Deus, acima do qual não há outro Deus; concedei, por Nosso Senhor Jesus Cristo e pelo poder do Espírito Santo, que todo leitor destas palavras conheçam a Ti, fortaleçam-se em Ti e sejam capazes de evitar toda doutrina herética, profana e ímpia. Amém.

Oração de Santo Irineu de Lyon contra as heresias
Oração de Santo Irineu de Lyon contra as heresias

Inscreva-se no canal do padre Paulo Ricardo no YouTube.

Referências:

ALETEIA. A oração de Santo Irineu para aqueles que buscam a verdade. Disponível em: https://pt.aleteia.org/2021/06/30/a-oracao-de-santo-irineu-para-aqueles-que-buscam-a-verdade/. Acesso em: 29 jun. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *