Clicky

Você já identificou os seus piores inimigos? - Altair Fonseca
Seus piores inimigos
Reflexões e Meditações / Vídeos

Você já identificou os seus piores inimigos?

Quais são seus piores inimigos? Você já parou para pensar no que trava a sua vida e impede o seu avanço na direção de seus objetivos e sonhos? A. D. Sertillanges te ajuda a fazer um diagnóstico no profundo conteúdo de hoje.

Veja também: A estupidez na hora dos estudos.

A pureza da alma

A.D. Sertillanges, um padre dominicano francês, no excelente livro A vida intelectual diz: “A pureza do pensamento exige pureza da alma: eis uma verdade geral indiscutível”.

Antes de tentar reconhecer os seus principais inimigos, é preciso entender que sem a pureza da alma, todo o nosso exterior fica desordenado e isso fica evidente em nossas más escolhas e na desorganização da nossa vida. Essa é a dica inicial para que avancemos no assunto.

A pureza da alma
A pureza da alma

Você já identificou os seus piores inimigos?

A. D. Sertillanges afirma: nos questiona: “Quais inimigos você teme? Não nos vem à mente a preguiça, lugar onde estão sufocados nossos mais brilhantes talentos? Não pensamos na sensualidade, que enfraquece e torna o corpo pesado, obscurece a imaginação, emburrece a inteligência, dissipa a memória? No orgulho que, ora brilhando, ora ofuscando, faz com que nos voltemos de tal modo para nós mesmos, que perdemos o sentido do universal? não pensamos na inveja, que obstinadamente se recusa a reconhecer a lucidez do nosso vizinho? Na irritação, que rejeita as críticas, fazendo com que insistamos em nossos próprios erros?”.

É evidente que todas as paixões desordenadas causam um enorme prejuízo em diversas áreas da nossa vida. Se você sente que algo não está caminhando como deveria, reflita sobre o que pode estar fora do lugar no seu interior e que está interferindo no exterior. Vamos meditar juntos sobre isso no vídeo a seguir:

Quais são seus piores inimigos? – A Vida Intelectual, por A. D. Sertillanges #19

Cuide do interior

Não é sem motivo que a Palavra de Deus nos alerta: “Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez. Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem” (Mc 7, 21-23).

É um exercício espiritual de grande importância silenciar e refletir sobre o tipo de movimento interior que tem dominado todas as suas decisões. Reconhecendo seus principais inimigos, comece a combater com a oração e a mortificação. Deus estará contigo em todas as lutas!

Cuide do interior
Cuide do interior

Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *