Clicky

Cuidado com o que você fala! - Altair Fonseca
Santa Faustina e o silêncio
Reflexões e Meditações / Vídeos

Cuidado com o que você fala!

Você já parou para pensar sobre o que tem falado? As palavras que você profere ao longo do dia são realmente necessárias? Santa Faustina nos ajuda a refletir sobre este assunto fundamental e a perceber o prejuízo inevitável acarretado pelo muito falar.

Veja também: Pode acontecer uma autêntica conversão em um show?

Cuidado com o que você fala!

Santa Faustina nos diz: “O silêncio é como a espada na luta espiritual; a alma tagarela nunca atingirá a santidade”.

Neste mundo cada vez mais agitado e falante, no qual multiplicar palavras sem nada dizer parece uma vantagem, as pessoas estão caindo num ativismo infrutífero e numa vã curiosidade acerca da vida alheia. Como é fácil cair no pecado da fofoca alimentando-se do que as redes sociais nos fornecem sobre as últimas novidades. Ansiedade, falta de produtividade e diversos prejuízos espirituais são o resultado dessa cultura imediatista.

O silêncio na luta espiritual
O silêncio na luta espiritual

Quem se incomoda com o silêncio e pensa que qualquer espaço sem ruído precisa ser preenchido por palavras, acaba falando o desnecessário e perde a capacidade de ouvir o que Deus quer lhe comunicar. Por que essa necessidade de impressionar, sendo que a única coisa que importa é que Deus cresça e nós diminuamos? Vamos refletir sobre isso no vídeo a seguir, com o valioso auxílio de Santa Faustina:

Cuidado com o que você fala! – Frases Católicas #12

A alma silenciosa

Santa Faustina diz: “A alma recolhida é capaz da mais profunda união com Deus, ela vive quase sempre sob a inspiração do Espírito Santo. Deus opera sem obstáculo na alma silenciosa”.

É suspeita a atitude de pessoas que se dizem movidas pelo Espírito Santo de Deus, mas que não conseguem fazer silêncio e sempre demonstram algum tipo de descontrole emocional. É preciso humildade para aprender com os santos, que foram capazes de silenciar para ouvir o Senhor. A partir do momento em que conseguimos vencer a nossa carne e nos desapegamos de nossos caprichos, Deus opera sem obstáculo em nós.

A alma silenciosa
A alma silenciosa

O que você tem falado ao longo de seus dias? Ao fim deste conteúdo, te proponho o exercício de começar a prestar mais atenção na sua comunicação diária. Será que tem falado demais, ou fala sem discernimento? O que você fala traz benefício para quem ouve? Que o Espírito Santo de Deus possa te dar a luz necessária para ter uma vida mais edificante.

Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *