Clicky

Santa Genoveva (419-512) - Altair Fonseca
Quem foi Santa Genoveva
Conhecimento da Igreja Católica

Santa Genoveva (419-512)

Em sua infinita sabedoria, Deus confunde os soberbos deste mundo. Exemplo disso é a vida de Santa Genoveva, que, de humilde camponesa, tornou-se a padroeira da cidade de Paris.

Veja também: 17 dicas práticas de São João da Cruz para que sejamos santos.

Quem foi Santa Genoveva?

Genoveva nasceu em Nanterre, próximo a Paris. São Germano, ao passar por ali, notou uma pastorinha em particular, e previu sua futura santidade. Aos sete anos, ela fez um voto de castidade perpétua. Após a morte dos pais, Paris tornou-se seu lar; no entanto, viajava com frequência para realizar obras de misericórdia, o que fazia de modo infalível com seus dons de profecia e milagres.

Certa vez, foi cruelmente perseguida: seus inimigos, invejosos de seu poder, acusaram-na de hipócrita e tentaram afogá-la; mas quando S. Germano enviou-lhe um pouco de pão bento como sinal de estima, cessou o clamor, e desde então ela passou a ser honrada como santa.

Santa Genoveva
Santa Genoveva

Durante o cerco de Paris por Quilderico, rei dos francos, Genoveva saiu com alguns seguidores e foi buscar trigo para os famintos cidadãos. No entanto, mesmo o pagão. Quilderico a respeitava, e a pedido dela poupou as vidas de muitos prisioneiros. Novamente, quando Átila e seus hunos aproximavam-se da cidade, com a exortação de Genoveva os habitantes, ao invés de fugirem, entregaram-se à oração e penitência, e evitaram o iminente flagelo, como ela previra. Clóvis, ao ser convertido do paganismo por sua santa esposa, Santa Clotilda, fez de Genoveva sua permanente conselheira, e, apesar de possuir um caráter violento, tornou-se um rei generoso e cristão. Ela faleceu poucas semanas depois do monarca, em 512, aos 89 anos.

A mensagem de Deus parece loucura
A mensagem de Deus parece loucura

Em 1129, uma epidemia se espalhou por Paris e em pouco tempo varreu do mapa quatorze mil pessoas. Apesar de todos os esforços humanos, diariamente surgiam mais e mais vítimas. Finalmente, a 26 de novembro, o relicário de Santa Genoveva foi carregado pela cidade em solene procissão. Nesse mesmo dia, apenas três pessoas morreram, o resto se recuperou, e ninguém mais ficou doente. Este foi apenas o primeiro dos milagrosos favores que a cidade de Paris obteve através das relíquias de sua santa padroeira.

Reflexão

Genoveva era somente uma pobre camponesinha, mas Cristo habitou em seu coração. Ungida com Seu Espírito e poder, ela caminhou sobre a Terra praticando o bem, na companhia de Deus.

Referências:

BUTLER, Alban. Vida dos Santos. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *