Clicky

G. K. Chesterton e São João da Cruz alertam: cuidado com os prazeres passageiros! - Altair Fonseca
G K Chesterton e São João da Cruz
Reflexões e Meditações

G. K. Chesterton e São João da Cruz alertam: cuidado com os prazeres passageiros!

Atualmente o ser humano está cercado de oportunidades para desfrutar de prazeres passageiros, que aumentam o vazio existencial em vez de satisfazer os anseios mais profundos de alguém. Quando a pessoa, que foi criada por Deus para as coisas superiores, se apega aos apetites sensíveis, acaba tendo que arcar com as graves consequências em algum momento.

Veja também: Existe Moral sem Religião? Uma conversa séria com o professor Guilherme Freire.

Cuidado com os prazeres passageiros

São João da Cruz disse: “Por causa de prazeres passageiros, sofrem-se grandes tormentos eternos”.

As pessoas estão tão dominadas pela carne e seus instintos mais baixos, que acabam sendo levadas de um lado para o outro movidas pelas paixões. Você acha patético um animal adestrado, que obedece aos comandos de um ser mais fraco? Ainda mais patético é o ser humano (que diferente dos animais irracionais, pensa) se deixa conduzir pelos impulsos mais inferiores.

O mesmo São João da Cruz diz: “Deus quer mais de ti um mínimo de obediência e docilidade, do que todas as ações que realizas por ele.”

Muito melhor do que fazer muitas coisas por Deus é ser obediente a Ele. De que adianta realizar muitas obras em nome do Senhor e descumprir seus mandamentos?

Cuidado com os prazeres passageiros
Cuidado com os prazeres passageiros

Nosso país só pensa em diversão?

Qual será o futuro de um país que só pensa em diversão e não leva nada a sério? Como pode avançar uma nação que não investe em cultura de verdade e valores morais? G. K. Chesterton é curto e grosso para responder: “Uma nação que não tem nada além de seus divertimentos, não se divertirá por muito tempo”. Vamos refletir sobre isso no vídeo a seguir:

Um país que só pensa em diversão – Frases Católicas #3
Uma nação que não tem nada além de seus divertimentos
Uma nação que não tem nada além de seus divertimentos

Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *