Clicky

Existe Moral sem Religião? Uma conversa séria com o professor Guilherme Freire - Altair Fonseca
Existe Moral sem Religião?
Reflexões e Meditações / Vídeos

Existe Moral sem Religião? Uma conversa séria com o professor Guilherme Freire

Existe moral sem religião? Muita gente afirma que é possível ser uma pessoa extremamente virtuosa sem contar com o auxílio de nenhum princípio religioso. Mas será que o pensamento virtuoso que ainda subsiste no mundo não tem nenhuma base na religião? Vamos refletir a seguir.

Veja também: Professor Guilherme Freire te ajuda a conquistar a virtude da paciência.

A moralidade cristã

Existe um ensinamento profundamente cristão que já está inscrito no coração humano, desde o princípio, por Deus. A moralidade cristã se fortalece ainda mais quando as pessoas religiosas se esforçam para adquirir virtudes, ou o hábito de realizar boas ações. Tornamo-nos virtuosos ao realizar atos de virtude repetidas vezes, enraizando-os em nosso próprio ser. 

Pessoas realmente virtuosas não dependem mais de proibições negativas porque estão sempre motivadas a fazer a coisa certa em todas as situações. Pessoas virtuosas atingem um nível ainda mais elevado quando amam Nosso Senhor Jesus Cristo. Então, escreve São Paulo: “Se vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a Lei… Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gl 5, 18.22-23).

A moralidade cristã
A moralidade cristã

 Hoje, a palavra “moral” é pouco pronunciada, pois foi substituída por “valores”, um termo mais subjetivo e agradável aos ouvidos do que seu predecessor, que evoca padrões objetivos e um comportamento ordenado. A sorrateira mudança para “valores” ocorreu quase sem esforço depois que forças seculares expulsaram Deus de nossos sistemas escolares e da esfera pública.

Compreende-se melhor a moral quando uma ordem estabelecida confere a ela uma finalidade, e essa necessidade durante muito tempo foi suprida pela crença no Deus criador de um universo ordenado. Ora, não é de admirar que o comportamento humano tenha sofrido desvios preocupantes, uma vez que secularistas proeminentes passaram a negar a existência de qualquer finalidade no mundo ou na vida humana. Ora, se este pensamento se alastra, a humanidade caminha para o caos.

Existe Moral sem Religião?

No vídeo a seguir, o ótimo professor Guilherme Freire fala sobre a ligação entre moral e a base religiosa que a sustenta. É importante adiantar que essa não é uma conversa para pessoas que têm preguiça de pensar. Assista e reflita:

Existe Moral sem Religião?

Inscreva-se no canal do professor Guilherme Freire no Youtube.

Referências:

BONAGURA JR, David G. Tchau, moral! Adeus, virtude! Padrepauloricardo. Cuiabá, 2019. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/blog/tchau-moral-adeus-virtude>. Acesso em: 29 mar. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *