Clicky

É possível falar com os mortos? Será que Deus permite essa comunicação? - Altair Fonseca
Comunicação com os mortos
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

É possível falar com os mortos? Será que Deus permite essa comunicação?

É possível falar com os mortos? Essa pergunta esconde alguns perigos e precisa ser respondida com muita responsabilidade.

Veja também: Quer se livrar do mal? Receba uma oração de combate espiritual, por padre Adriano Zandoná.

É possível falar com os mortos?

Deus permite que nos comuniquemos com entes falecidos? Descubra se é possível falar com quem já morreu no corte do programa “Como Deus fala conosco?”, do Lente Católica, com o professor Raphael Tonon.

É possível FALAR com os MORTOS? | Prof. Raphael Tonon – Cortes Lente Católica

Inscreva-se no YouYube da Comunidade Católica Pantokrator.

Falar com os mortos? Só quando Deus permite

Professor Raphael Tono explicou: “A Igreja ensina claramente: quem morreu não volta, a não ser que haja uma permissão expressa de Deus e haja um objetivo muito claro. E esse objetivo geralmente deve ser para trazer o quê? Fé e conversão”.

Vamos refletir com Frei Boaventura Kloppenburg. Assim o evangelista Lucas nos relata: “o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando na casa onde ela estava, disse-lhe: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 26-28). Jesus ressuscitado apareceu a Saulo a caminho de Damasco e falou com ele (cf. At 9). A Igreja aprovou aparições de Nossa Senhora em Lourdes e em Fátima.

Trata-se, nestes casos, evidentemente, de comunicações perceptíveis vindas do além. A fé cristã, por conseguinte, admite não somente a mera possibilidade de comunicações sensíveis, mas afirma fatos reais deste tipo de trato entre o além e o aquém.

Não devemos, porém, esquecer que Lucas nos informa que o Anjo “foi enviado por Deus”. Quem negará a Deus todo-poderoso a capacidade de enviar-nos seus mensageiros?

Quando Deus manda, a iniciativa é sua; e a consequente manifestação do além toma para nós um caráter espontâneo.

falar com os mortos
É certo falar com os mortos?

O que não devemos fazer?

Bem outra é a situação quando a iniciativa é nossa, querendo nós provocar alguma conversação com entidade do além. Quem pretende provocar a manifestação de algum falecido para dele receber mensagem ou notícia pratica um ato chamado pelos antigos de necromancia, expressão que vem do grego nekrós = falecido e mantéia = adivinhação. E quem intenta comunicar-se com o além com o fim de colocá-lo a serviço do homem realiza um ato já conhecido pelos antigos como magia. Quando a esperada ação da evocada entidade do além é a favor do homem ou para o bem, chama-se magia branca, mas será sempre “magia“. E se for para o mal, será magia negra ou malefício, feitiçaria, bruxaria. Ambas são reprovadas pela Igreja.

São João, no Apocalipse, revela que a porção dos magos se encontra no lago ardente de fogo e enxofre (21, 8); e que, na hora do julgamento, os magos ficarão de fora da Cidade Eterna (22, 15). Há várias passagens bíblicas que condenam a evocação dos mortos, a adivinhação, a magia e coisas similares.

Posteriormente, a Igreja sempre se manteve fiel a esta rigorosa interdição divina de evocar os falecidos. No último Concílio, o Vaticano II, em 1964, a Constituição Lumen Gentium, temendo que a doutrina sobre nossa comunicação espiritual com os falecidos pudesse dar azo a interpretações do tipo espiritista, acrescentou ao texto do n. 49 a nota n. 2 (no site do Vaticano, n. 147), “contra qualquer forma de evocação dos espíritos“, coisa que, esclareceu a comissão teológica responsável pela redação do texto, nada tem a ver com a “sobrenatural comunhão dos santos“. A comissão definiu então mais claramente o que se proibia: “A evocação pela qual se pretende provocar, por meios humanos, uma comunicação perceptível com os espíritos ou as almas separadas, com o fim de obter mensagens ou outros tipos de auxílio”.

O Concílio Vaticano II nos remete então a vários documentos anteriores da Santa Sé (já no dia 27 de setembro de 1258 o papa Alexandre IV falara disso), principalmente à declaração de 4 de agosto de 1856 (cf. Denz. 2823-2825) e à resposta de 24 de abril de 1917 (cf. Denz. 3642). Na declaração de 4 de agosto de 1856, precisamente quando Allan Kardec se iniciava no espiritismo, era repetida a proibição de “evocar as almas dos mortos e pretender receber suas respostas. No documento de 24 de abril de 1917 se declarava ilícito “assistir a sessões ou manifestações espiritistas, sejam elas realizadas ou não com o auxílio de um médium, com ou sem hipnotismo, sejam quais forem estas sessões ou manifestações, mesmo que aparentemente simulem honestidade ou piedade; quer interrogando almas ou espíritos, ou ouvindo-lhes as respostas, quer assistindo a elas com o pretexto tácito ou expresso de não querer ter qualquer relação com espíritos malignos“.

Referências:

KLOPPENBURG, Frei Boaventura. É possível se comunicar com quem já morreu? Padre Paulo Ricardo. Cuiabá, MT, 2022. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/blog/sera-possivel-comunicar-se-com-os-falecidos>. Acesso em: 21 abr. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *