Clicky

Aprenda a fazer o Ato de Contrição, o Ato de Arrependimento e o Ato de Oferecimento - Altair Fonseca
Ato de contrição
Orações

Aprenda a fazer o Ato de Contrição, o Ato de Arrependimento e o Ato de Oferecimento

É tempo de conversão, de uma mudança de vida verdadeira e de novos propósitos para uma vida santa. Deus quer que sejamos santos e não negará Seu precioso auxílio para todos aqueles que tomarem essa resolução. Para reforçar diariamente essa santa meta, algumas orações indicadas pela Igreja podem te ajudar. A seguir, aprenda a fazer o Ato de Contrição, o Ato de Arrependimento e o Ato de Oferecimento.

Veja também: 7 meditações com Padre Pio que vão aquecer o seu coração.

A graça da conversão

O Catecismo da Igreja Católica, 1433, diz assim: “Depois da Páscoa, é o Espírito Santo que ‘confunde o mundo no tocante ao pecado’, isto é, faz ver ao mundo o pecado de não ter acreditado n’Aquele que o Pai enviou. Mas este mesmo Espírito, que desmascara o pecado, é o Consolador que dá ao coração do homem a graça do arrependimento e da conversão”.

A transformação de vida que o Espírito Santo de Deus quer gerar em nós é uma graça sobrenatural que nos dará a verdadeira felicidade. Mesmo diante das tentações e tribulações, que são inevitáveis nesta vida, quem caminha segundo a vontade do Senhor será uma pessoa realizada e alcançará a salvação eterna.

A graça da conversão
A graça da conversão

Ato de Contrição

Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu! Por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas; e porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, por vos ter ofendido. Pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno. Mas proponho firmemente, ajudado com o auxílio de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. E espero alcançar o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.

Ato de Arrependimento

Meu Deus e meu Pai, tende piedade de mim!
Curai-me, porque eu pequei contra vós.
Meu Jesus, misericórdia!
Eu me arrependo de vos ter ofendido.

Concedei-me a graça de não cometer o pecado e fugir das ocasiões de pecar.
Dai-me a graça de cumprir bem os meus deveres de cristão.
Amém.

Ato de Oferecimento

Senhor Jesus, entrego a vós minhas mãos,
Para fazer vosso trabalho;
Entrego meus pés, para seguir vosso caminho;
Entrego meus olhos, para ver como vós vedes;
Entrego minha língua, para falar vossas palavras;
Entrego a minha mente, para que penseis por mim;
Entrego meu espírito, para que vós oreis por mim;
Entrego a vós meu coração, para que por mim e
Em mim ameis ao Pai e a todas as pessoas.
Amém.

Referências:

SCHERER, Cardeal Odilo Pedro. Manual de Orações e da Vida Cristã para Católicos ACN. São Paulo, 2017. Disponível em: <https://www.acn.org.br/manual-de-oracoes/>. Acesso em: 31 mar. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *