Clicky

7 meditações com Padre Pio que vão aquecer o seu coração - Altair Fonseca
Meditando com Padre Pio
Orações / Reflexões e Meditações / Vídeos

7 meditações com Padre Pio que vão aquecer o seu coração

Padre Pio foi um mestre da oração, que morreu da mesma maneira que viveu: com o nome de Jesus e Maria em seus lábios. Este santo homem tem muito a nos ensinar sobre meditação e fé fecunda, e hoje, você vai acompanhar 7 meditações da série Meditando com Padre Pio, da Minha Biblioteca Católica comentadas.

Veja também: Você sabia que a meditação é indispensável para a vida interior? Entenda e aplique no seu dia.

Meditando com Padre Pio | O sagrado dom da oração

Padre Pio dizia: “A oração é a verdadeira escada que une a terra aos céus”. O que vem à sua mente quando pensa em oração? Muita gente torna complexa e impraticável a oração porque a vê como um grande multiplicar de palavras e devoções complexas. O homem que conhecemos como São Pio de Pietrelcina, ou somente como Padre Pio, foi um mestre da vida espiritual e nos indica o caminho oposto.

Segundo ele, simplicidade e liberdade interior são fundamentais para uma conversa agradável com Deus na oração. Afinal, a preocupação e o enfado embotam o espírito e tornam a oração infrutífera.

A escada da oração
A escada da oração

A espiritualidade de Padre Pio foi fomentada pela oração incessante, incluindo a Missa, o Rosário, a meditação da Paixão de Cristo e a contemplação. “Se você pode falar com Deus, faça-o. Se não pode falar, não se preocupe. À maneira do Senhor, detenha-se em seu quarto e preste-Lhe uma homenagem. Ele o verá, se agradará de sua paciência; Ele beneficiará o seu silêncio.” Assim, o santo frade capuchinho encorajava seus filhos espirituais a rezarem. E, hoje, ele nos impele a fazer o mesmo.

Meditando com Padre Pio | Confissão e perdão

Meditando com Padre Pio | Confissão e perdão

Sempre que alguém se angustiava diante dos pecados cometidos, Padre Pio tinha uma verdadeira e acolhedora resposta na ponta da língua: “A misericórdia de Deus é infinitamente maior do que o mal cometido por você”.

Deus é infinitamente misericordioso e sempre se compadece quando encontra um coração arrependido. Não importa o tamanho do mal causado, não permita que a dor do arrependimento crie um muro entre você e o Senhor, que te espera de braços abertos para a reconciliação.

Deus e sua infinita misericórdia
Deus e sua infinita misericórdia

Os dons de São Padre Pio no confessionário refletem a graça deste Sacramento, disponível àqueles que o buscam. Os penitentes que se aproximavam do santo sacerdote no confessionário descobriam que ele podia, com simplicidade, clareza e compaixão, dizer-lhes como estava a sua relação com Deus. A maior prova da eficácia de Padre Pio, além de sua santidade, é a de que muitas vidas mudaram por meio de seu ministério.

Meditando com Padre Pio | Confissão e perdão

Meditando com Padre Pio | A presença de Deus

Padre Pio dizia: “Viva constantemente sob os olhos do Bom Pastor e você andará ileso por entre pastos envenenados”.

Mesmo diante das armadilhas do maligno num mundo cheio de trevas, busquemos sempre estar na presença de Deus, invocando o Senhor, pedindo a intercessão dos Santos. Não sejamos como ovelhas desgarradas que se afastam do rebanho e caem nas garras dos lobos.

Esteja perto do Senhor
Esteja perto do Senhor

Padre Pio incitava seus filhos espirituais a sempre reconhecerem a presença de Deus. “Apegue-se com firmeza ao reconfortante pensamento de que Deus está com você o tempo todo e de jamais o abandonará”, dizia ele.

Meditando com Padre Pio | A presença de Deus

Meditando com Padre Pio | O amor de Deus

Padre Pio sabia que o amor está na base da perfeição. Por isso dizia: “O fundamento da perfeição é o amor. Aquele que reside no amor, reside em Deus, pois Deus é amor”. E ia além ao falar sobre a importância do amor verdadeiro para quem quer conquistar as virtudes: “O amor é o rei das virtudes. Assim como as pérolas são unidas pelo fio, também as virtudes são unidas pelo amor. E assim como as pérolas caem quando o fio se rompe, assim também as virtudes são perdidas se o amor diminui”.

O amor é o rei das virtudes
O amor é o rei das virtudes

“Aquele que vive no amor, vive em Deus, pois Deus é amor.” (I Jo 4, 8) De modo heroico, ao sacrificar tudo para conduzir as pessoas à salvação, Padre Pio mostrou-lhes a face de Deus.

Meditando com Padre Pio | O amor de Deus

Meditando com Padre Pio | A obediência aos Céus

Disse Padre Pio: “Onde não há obediência, não há virtude. Onde não há virtude, não há bondade. Onde falta bondade, não há amor. Onde não há amor, Deus está ausente”.

Este santo sacerdote foi modelo exemplar de obediência e mostrou como essa virtude agrada a Deus, com sua heroica humildade. Diante do que agride nossa natureza mimada, o que podemos fazer para sermos mais obedientes?

Sem obediência não há virtude
Sem obediência não há virtude

Quando aconselhava alguém — fosse um padre, religioso ou leigo — Padre Pio sempre enfatizava a obediência ao “superior”. A Igreja e as Escrituras tinham primazia em sua prática pessoal da obediência. “Onde não há obediência, não há virtude.“, dizia ele.

Meditando com Padre Pio | A obediência aos Céus

Meditando com Padre Pio | Jesus sofre com você

Padre Pio dizia: “Você sofre, é verdade. Não tema, pois Deus o acompanha. Você sofre mas tenha confiança também que o próprio Jesus sofre em você e por você”.

São Paulo já nos ensinava que os sofrimentos desta vida não se comparam com a alegria, com a glória que será manifestada em nós. Padre Pio atualizou essa verdade na sua carne, não desprezando nenhum sofrimento em vista de um bem maior. Quando o cristão tem a plena consciência de que o Senhor sofre com ele, avança com segurança na vida espiritual.

O valor do sofrimento
O valor do sofrimento

Padre Pio incentivava a todos a aceitarem suas cruzes diárias e, assim, obterem para si e para os outros a graça por meio do sofrimento. Ele ensina e insiste que “a cruz, não importa o nome e tampouco a forma dolorosa que adquira em nossas vidas, será sempre a marca das almas escolhidas pelo Pai Celestial“.

Meditando com Padre Pio | Jesus sofre com você

Meditando com Padre Pio | Jesus na Eucaristia

Padre Pio dizia: “Aproximemo-nos para receber o Pão dos Anjos com grande fé e com uma grande chama de amor em nossos corações. Aguardemos este mais terno amante de nossas almas para que sejamos consolados nesta vida com o beijo de seus lábios”.

Quando nos encontrarmos desanimados e feridos pelos golpes do inimigo, aproximemo-nos de Jesus no Santíssimo Sacramento e recobraremos a nossa força na fonte de todas as graças.

O alimento celestial
O alimento celestial

Padre Pio sempre enfatizava a presença de Jesus na Eucaristia e a força que podemos adquirir ao passarmos um tempo com Ele diante do tabernáculo. “Devemos sempre ter coragem. Se certa letargia espiritual abater-se sobre nós, corramos aos pés de Jesus no Santíssimo Sacramento, coloquemo-nos em meio aos perfumes celestiais e, sem dúvida, recobraremos a nossa força”.

Meditando com Padre Pio | Jesus na Eucaristia

Achou este conteúdo útil? Compartilhe com alguém precisa desacelerar e meditar sobre verdades que fortificam a vida. Que Deus abençoe você!

Inscreva-se no canal da Minha Biblioteca Católica no Youtube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Luzia Paulino dos Reis
11 de abril de 2023 at 17:17

Estou conhendo São Padre Piu e esse conteúdo foi muito importante,obrigada por compartilhar.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *