Clicky

Santa Teresa d'Ávila era uma histérica? - Altair Fonseca
Santa Teresa d'Ávila era histérica
Reflexões e Meditações / Vídeos

Santa Teresa d’Ávila era uma histérica?

Êxtases, visões místicas, moradas de um castelo interior? Algumas pessoas caem no erro de considerar que Santa Teresa d’Ávila era uma histérica. Mas afinal, o que na vida desta santa poderia atestar que ela não estava tendo apenas delírios infrutíferos? Vamos refletir a seguir.

Veja também: Santa Teresa d’Ávila nos diz que rezar não é só “mexer os lábios”.

A determinação de uma santa

Com “determinada determinação” (Caminho de Perfeição, XXI, 2), Santa Teresa d’Ávila foi testemunho vivo do que é defender a fé católica. Em tempos de tanta covardia e apostasia da fé, as palavras de fogo de uma santa precisam nos fazer acordar:

“Mas achei necessário fazer como em tempo de guerra, quando o inimigo invade uma região. O soberano, em apuros, se recolhe a uma cidade, que fortifica muito bem. Dali sai para atacar os adversários. Os da cidadela são gente tão escolhida que podem mais, eles sozinhos, que muitos soldados, se estes são covardes. Desta maneira muitas vezes conseguem a vitória. Se não ganham, ao menos não são vencidos, porque, não havendo traidores, ninguém os sujeita, a não ser pela fome. Em nosso caso não há fome que nos obrigue a nos render. A morrer sim, não a cair vencidas”.

A Igreja Católica atualmente não precisa de quantidade, mas de qualidade. Mesmo que sobre apenas um pequeno rebanho, um pequeno resto fiel ao ensinamento original de Nosso Senhor Jesus Cristo, a verdade prevalecerá.

Não seja um soldado covarde
Não seja um soldado covarde

Santa Teresa d’Ávila era uma histérica?

Por que a vida de tantos santos é contestada? Religiosos reprimem seu impulso sexual e se tornam loucos? A luta para alcançar as virtudes e agradar a Deus pode se tornar uma prisão e transforma uma pessoa saudável em histérica? A fé católica é tão opressora como tentam impor alguns estudiosos modernos sem conhecimento de causa?

Aos que podem pensar que Santa Teresa d’Ávila e outros santos eram histéricos, é preciso entender que realmente há semelhanças entre histéricos e pessoas que mergulham em contemplações e êxtases elevados. O que diferencia o histérico do santo é que o primeiro fica preso no seu mundinho, fechado em seus problemas, e o segundo vive as experiências sobrenaturais e aplica a força de Deus nas suas obras práticas. É por isso que todos os santos que viviam êxtases realizaram atos heroicos e impactaram positivamente a humanidade.

No vídeo a seguir, Omar Mansour – com o auxílio do grande Otto Maria Carpeaux – mostra como acontecem as distorções sobre a vida dessa grande santa carmelita.

Santa Teresa era histérica?

O medíocre não entende o santo

Omar Mansour constata: “Um santo é tão incompreensível para o homem medíocre como um demônio, um crápula, um psicopata. (…) Isso mostra um pouco de como a ótica do homem medíocre é distorcida. É profundamente distorcida”.

Se refletirmos sobre isso entenderemos todas as contestações vazias acerca da vida dos santos, feitas pelas pessoas mais medíocres. Que todos os santos intercedam a Deus por todos aqueles que ainda não compreendem o mistério da fé, não porque deveriam se sentir ofendidos pelas acusações, mas porque anseiam pela salvação eterna dos acusadores.

O medíocre não entende o santo
O medíocre não entende o santo

Inscreva-se no canal do Omar Mansour no Youtube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *