Clicky

Genuflexão e inclinação, você sabe qual é a diferença? - Altair Fonseca
A diferença entre genuflexão e inclinação
Conhecimento da Igreja Católica

Genuflexão e inclinação, você sabe qual é a diferença?

Talvez você já tenha feito várias vezes, mas não sabe o significado das palavras genuflexão e inclinação. Ambas são sinais e gestos litúrgicos que indicam veneração, reverência ou adoração.

Veja também: Dom Adair José Guimarães dispara: “A Igreja não é uma ONG”.

Gestos exteriores, que brotam do interior

A adoração é uma ordem encontrada no Evangelho de São Lucas (cf.: 4,8) quando o próprio Jesus faz menção ao livro do Deuteronômio: “Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás”. Com isso, vale da nossa parte realizar, sempre que possível, atos com o nosso corpo para, também, manifestar a nossa adoração. Que as atitudes de genuflexão e inclinação do nosso corpo tornem visível o que a nossa alma está realizando.

O que é a inclinação?
Para entendermos o que é ao certo a inclinação que, tanto os padres quando as demais pessoas fazem, vamos nos basear na Instrução Geral do Missal Romano que, no n° 175, diz assim: “A inclinação significa a reverência e a honra que se presta às próprias pessoas ou aos seus símbolos”. Essas inclinações podem ser de cabeça ou de corpo.
A inclinação de cabeça faz-se quando, na Missa, se pronunciam os nomes das três Pessoas Divinas juntamente, ao nome de Jesus, da Virgem Santa Maria e do Santo, cuja honra seja celebrada na Missa. A inclinação profunda de corpo faz-se quando, na Missa, por algum motivo se passe diante do altar. Contudo, o padre a realiza quando, após a procissão de entrada, chega diante do altar, durante as orações: “Purificai o meu coração” e “De coração humilhado”, orações próprias do sacerdote, em Símbolo às palavras “E encarnou pelo Espírito Santo”, no Cânone romano as palavras “Humildemente Vos suplicamos”. Também, o diácono faz inclinação profunda ao pedir a bênção, antes da proclamação do Evangelho.
Na consagração, o sacerdote faz uma pequena inclinação enquanto diz as palavras do Senhor. Percebe-se que, tanto para o padre quanto para o fiel que participa das celebrações, as inclinações de cabeça ou de corpo querem significar o reconhecimento para com Deus e seus santos.

O que é a genuflexão?
O Cerimonial dos Bispos (livro com orientações litúrgicas), no n° 69, define a genuflexão assim: “é o ato de tocar o solo com o joelho direito, mantendo o esquerdo dobrado e significa a adoração”. A genuflexão é feita em várias situações, por exemplo: para o Santíssimo Sacramento, caso o tabernáculo (sacrário) esteja no presbitério ao entrar ou sair do espaço presbiteral (desde que não esteja durante a Missa); na Celebração Eucarística faz-se apenas ao aproximar-se do presbitério no início e no final da Missa. A Instrução Geral do Missal Romano, ainda no n° 174, traz como necessário genuflectir à santa Cruz, desde a solene adoração na ação litúrgica da Sexta-Feira da Paixão do Senhor, até ao início da Vigília Pascal.

A diferença entre genuflexão e inclinação
A diferença entre genuflexão e inclinação

Genuflexão e inclinação, você sabe qual é a diferença?

No quadro 1 minuto de catequese, padre Claudio Peters nos ensina de maneira prática e rápida a diferença entre genuflexão e inclinação. Assista:

Catequese com Pe. Claudio Peters. Tema: Genuflexão e Inclinação #1minutodecatequese

Inscreva-se no canal Semeando a Palavra no Youtube.

Referências:

NUNES, Fábio. Você sabe o que significa genuflexão e inclinação? Paróquia Sant’Ana. Itaúna, MG, 2018. Disponível em: <http://www.paroquiadesantana.com.br/site/index.php/noticias/488-genuflexao-inclinacao>. Acesso em: 14 mar. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *