Clicky

Padre Françoá dá sensacional resposta para quem diz que só se confessa diretamente com Deus - Altair Fonseca
Resposta na ponta da língua
Conhecimento da Igreja Católica

Padre Françoá dá sensacional resposta para quem diz que só se confessa diretamente com Deus

O intrépido Padre Françoá tem uma resposta na ponta da língua para quem diz que só se confessa diretamente com Deus. O sacerdote usou sem Twitter para falar de maneira descontraída, mas correta, sobre o erro daqueles que não se submetem aos representantes de Cristo na terra.

Veja também: O poder da cura através do Sacramento da Confissão.

Padre Françoá dá sensacional resposta para quem diz que só se confessa diretamente com Deus

Para quem diz que se confessa diretamente com Deus
Para quem diz que se confessa diretamente com Deus. Reprodução: Twitter.

Siga o Padre Françoá Costa no Twitter.

O justo cai sete vezes

Já ouviu dizer que o justo cai sete vezes? Essa frase bíblica mostra uma realidade que todos nós podemos confirmar todos os dias. Como é difícil evitar os erros e levar uma vida reta, não é mesmo?

O justo cai 7 vezes
O justo cai 7 vezes

Sobre o Sacramento da Confissão

O Sacramento da Penitência ou Reconciliação (Confissão) é a volta a Deus. Somos pecadores, e quase todos os dias, caímos e levantamo-nos. Seja por pequenas quedas ou enormes tombos. O certo é que ninguém deseja ficar caído no chão. Muitas vezes pisamos em falso porque não enxergamos bem os passos e o caminho de Jesus. Erramos de caminho. Atrapalhamos a caminhada uns dos outros. Mas o Senhor sempre nos dá a mão para que nos deixemos conduzir no caminho d’Ele. Aqueles que se aproximam do Sacramento da Confissão obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja que feriram, pecando contra ela; e esta colaborará para a conversão desses com caridade, exemplo e oração. Este Sacramento foi instituído pelo próprio Jesus Cristo, com o qual o sacerdote perdoa os pecados cometidos depois do batismo.

Jesus Cristo deu autoridade aos sacerdotes

Como tudo concorre para o nosso bem, nosso Senhor tem o poder de nos perdoar os pecados, como vemos, por exemplo, na passagem bíblica de São Mateus: (…) “Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados” (Mt 9, 2-7). Ele transmite esse poder aos Seus apóstolos dizendo: “Assim como o Pai me enviou”, isto é, com o poder de perdoar os pecados, “assim eu vos envio a vós”, ou seja, dotados do mesmo poder. E para dissipar qualquer dúvida, continua: “Soprando sobre eles: Recebei o Espírito Santo…”, como se dissesse: Recebei um poder divino. Só Deus pode perdoar pecados, pois bem… aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 21,21-23).

Ensinai o bom caminho
Ensinai o bom caminho

A conclusão é clara: Cristo pode perdoar os pecados e Ele comunicou este poder aos Apóstolos e por eles aos sucessores dos Apóstolos: pois a Igreja é uma sociedade “que deve durar até o fim do mundo” (Mt 28,20). O livro dos Atos dos Apóstolos refere que quem se convertia “vinha fazer a confissão das suas culpas” (At 19, 18). Aqui é refutada uma argumentação dos protestantes: cada um se confessa diretamente com Deus.

Sem a vontade de se confessar com um outro homem, o pecador demonstra que seu arrependimento não é profundo, pois ele não se envergonha mais de ofender a Deus do que de expor sua honra. No fundo, ama a si mesmo mais do que a Deus e pode estar cometer um outro pecado, ainda mais grave, contra o primeiro mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas.

Referências:

Equipe de colunistas do Formação. Reflita sobre o sacramento da confissão. Formaçaõ Canção Nova. Cachoeira Paulista, SP, 2022. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/reflita-sobre-o-sacramento-da-confissao/>. Acesso em: 24 fev. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *