Clicky

Um carpinteiro te ensina que ninguém é obrigado a caminhar no seu ritmo - Altair Fonseca
Aprenda com o carpinteiro
Reflexões e Meditações

Um carpinteiro te ensina que ninguém é obrigado a caminhar no seu ritmo

Padre Luís Erlin, CMF, no livro 3 Meses com São José, em Oração pela Minha Família, nos presenteia com um itinerário espiritual a caminho do Céu, através da vida simples e corajosa do pai adotivo do Menino Jesus. Na publicação, vivemos momentos marcantes da história da salvação pelo olhar de São José. Em uma das meditações, o tema foi o respeito que devemos ter ao ritmo das outras pessoas. Entenda que ninguém é obrigado a caminhar no seu ritmo! Aprender essa lição com um simples carpinteiro é sensacional.

Veja também: Oração de oferecimento do trabalho a São José (São Pio X).

A Sagrada Família de Nazaré
A Sagrada Família de Nazaré

Meditar sobre a vida da Sagrada Família de Nazaré é enriquecedor, e o Padre Luís Erlin nos conduz com habilidade. Imaginemos como São José pensava diante de cada situação, com simplicidade e profundidade:

Ninguém é obrigado a caminhar no seu ritmo

Quando estamos caminhando com alguém no mesmo compasso, é possível entrar em sintonia com ele; é possível perceber o outro da forma verdadeira que ele é. Algumas pessoas não conseguem caminhar ao lado das outras, pois não são simplesmente capazes de respeitar o ritmo alheio. Se estamos caminhando muito à frente, estamos dizendo que pouco nos importa os que estão lá atrás; se deixamos os outros irem à frente e diminuímos nossos passos, estamos manifestando que não queremos a companhia de ninguém. Felizmente, Jesus, Maria e eu caminhávamos juntos sempre e isso fazia de nós uma família que se respeitava. Se algum de nós estivesse cansado, diminuíamos nossos passos para estar com ele. Hoje, muitas famílias são destruídas simplesmente porque cada um quer seguir seu ritmo, não se importando com os demais.

Não obrigue ninguém a caminhar no seu ritmo. Respeitar as diferenças é uma forma de dizer: “Eu te amo”.

Cada um no seu ritmo
Cada um no seu ritmo

Referências:

ERLIN, Pe. Luís. 3 Meses Com São José, em Oração pela Minha Família. São Paulo-SP: Ave-Maria, 2021.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *