Clicky

Será que participar do Carnaval é pecado? - Altair Fonseca
O que você não sabia sobre o Carnaval
Reflexões e Meditações / Vídeos

Será que participar do Carnaval é pecado?

Sempre no período do Carnaval, muito católico se pergunta sobre o risco de pecar ao participar da festa. Será que participar do Carnaval é pecado? Bem, a resposta a essa pergunta envolve entender as origens da festa e o que provavelmente você terá acesso ao participar dela. Para nos ajudar na reflexão, vamos pensar com o professor Raphael Tonon.

Veja também: Palavras fortíssimas do padre Paulo Ricardo sobre o Rock in Rio e o orgulho dos porcos.

Consumir bebida alcoólica é pecado?

Objetivamente, consumir bebida alcoólica com moderação e responsabilidade não é pecado. Muitos homens de grande fé bebiam e alguns religiosos até fabricavam cerveja em mosteiros, por exemplo. Nas bodas de Caná, Jesus transformou a água em vinho, que era símbolo da alegria. Professor Raphel Tonon resolve a questão ao nos deixar claro que o problema não é consumir a bebida, mas ser consumido por ela.

Muita gente acaba perdendo o controle e se afunda no alcoolismo ao ponto de comprometer totalmente a saúde, os relacionamentos, a vida financeira e muitas outras realidades. No Carnaval e em tantos outros eventos, a oferta de álcool é abundante. Você é capaz de cair na folia sem cair nos excessos?

Por falar em excessos, a melhor maneira de ter uma vida que agrada a Deus é evitar as ocasiões de pecado. Santo Afonso Maria de Ligório nos pede para analisar friamente se convém ir a locais onde seremos extremamente tentados. Você se acha forte o suficiente para participar do Carnaval sem lançar um olhar de desejo, sem cair na embriaguez, na fofoca, na fornicação, na zombaria?

Católicos e o álcool
Católicos e o álcool

Um povo bárbaro

Se os bárbaros de antigamente se matavam entre si, hoje os bárbaros matam crianças no ventre de suas mães, matam idosos nos leitos de hospitais e se reúnem em orgias animalescas e agem como bestas. O professor constata: “Os bárbaros de ontem se matavam entre si. Os bárbaros de hoje querem aprovar a eutanásia, para matar os velhos; os bárbaros de hoje querem matar os bebês nos ventres de suas mães”.

Precisamos restaurar o que nos aproxima das virtudes, da santidade e de Deus. Precisamos abandonar a vida bestial e lutar para ter, já aqui na terra, traços de uma vida celestial.

Os bárbaros de hoje
Os bárbaros de hoje

Participar do Carnaval é pecado?

Será que participar do Carnaval é pecado? No programa Lente católica, o professor Raphael Tonon vai nos explicar como surgiu o Carnaval, festa pagã, mas que tem origem diretamente ligada ao cristianismo. Através de uma profunda reflexão, você estará livre para tirar suas próprias conclusões.

QUARESMA 2023: A origem do CARNAVAL | Prof. Raphael Tonon – Lente Católica

Inscreva-se no canal da Comunidade Católica Pantokrator no Youtube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *