Clicky

Quem ainda não fez a Primeira Comunhão pode ser padrinho de Batismo? - Altair Fonseca
Quem não fez a primeira comunhão não pode ser padrinho de Batismo
Conhecimento da Igreja Católica

Quem ainda não fez a Primeira Comunhão pode ser padrinho de Batismo?

Quem ainda não fez a Primeira Comunhão pode ser padrinho de Batismo? Essa é a dúvida de muitas pessoas que, por afinidade, desejam escolher o padrinho da criança. A questão não é se pode, mas se deve. Continue lendo e entenda.

Veja também: O sacramento do Batismo e a importância da escolha dos padrinhos.

Ser padrinho não é uma homenagem, mas uma grande responsabilidade

Pe. Cido Pereira, na publicação semanal O São Paulo, da Arquidiocese de São Paulo, responde a diversas dúvidas que são enviadas. Ao responder sobre o Sacramento do Batismo, o sacerdote esclareceu uma dúvida que pode ser a de muita gente. Afinal, quem ainda não fez a Primeira Comunhão pode ser padrinho de Batismo?

Padre Cido, com muito carinho, inicia a resposta falando sobre a importância do Batismo: “Ser padrinho de Batismo não é apenas uma homenagem que você está fazendo a uma pessoa! Dar uma criança para alguém para batizar é muito mais que uma homenagem, é uma responsabilidade que você passa para alguém e que este alguém recebe”. 

Ser padrinho é uma responsabilidade
Ser padrinho é uma responsabilidade

Padre Cido ressalta que quando alguém assume ser padrinho de Batismo, assume ser pai na fé e acompanhar o crescimento espiritual do afilhado, assume o compromisso de dar testemunho de fé e orar por seu afilhado. Se é grande essa responsabilidade, como é que alguém pode assumi-la se nem a 1a Eucaristia fez?

O sacerdote diz que “O padrinho, como os pais, têm que ser espelho para o filho e o afilado”, e acrescentou: “Ser padrinho é muito mais do que testemunhar um ato religioso. É assumir uma paternidade espiritual”.  

Padrinhos são pais espirituais
Padrinhos são pais espirituais

Quem ainda não fez a Primeira Comunhão pode ser padrinho de Batismo?

Se você leu até aqui, viu que a pergunta não foi completamente respondida. Vejamos o que diz o Código de Direito Canônico sobre o tema, o que significa e resposta definitiva da Igreja sobre essa questão:

Cân. 874 — § 1. Para alguém poder assumir o múnus de padrinho requer-se
que:
1.° seja designado pelo próprio batizando ou pelos pais ou por quem faz as vezes destes ou, na falta deles, pelo pároco ou ministro, e possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus;

2.° tenha completado dezesseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo Bispo diocesano, ou ao pároco ou ao ministro por justa causa pareça dever admitir-se exceção;

3 ° seja católico, confirmado e já tenha recebido a santíssima Eucaristia, e leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar;

4.° não esteja abrangido por nenhuma pena canónica legitimamente aplicada ou declarada;

5.° não seja o pai ou a mãe do batizando.

Quem ainda não fez a Primeira Comunhão pode ser padrinho de Batismo? A resposta da Igreja é não.

Referências:

PEREIRA, Padre Cido. Adolescente sem ter feito a 1ª Eucaristia pode ser padrinho de Batismo? O São Paulo. São Paulo, 2022. Disponível em: <https://osaopaulo.org.br/colunas/adolescente-sem-ter-feito-a-1a-eucaristia-pode-ser-padrinho-de-batismo/>. Acesso em: 08 fev. 2023.

CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, promulgado por João Paulo II, Papa. Tradução Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. São Paulo: Loyola, 1987.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *