Clicky

Padre Leonardo fala sobre as pessoas que se cobram demais até não aguentar e desistir de caminhar - Altair Fonseca
A recaída no pecado
Inspirações e conselhos

Padre Leonardo fala sobre as pessoas que se cobram demais até não aguentar e desistir de caminhar

Existe um grande perigo para os escrupulosos, que se cobram demais até não aguentar e desistir de caminhar. Quando essas pessoas caem, vão a um estado muito pior que o anterior, porque agora já experimentaram o amor de Deus e têm consciência maior do que estão fazendo. Sobre isso, Padre Leonardo tem conselhos preciosos, mas antes, vamos também meditar sobre os escrúpulos com Padre Reinaldo Cazumbá, da Comunidade Canção Nova.

Você sofre com os escrúpulos?

Padre Reinaldo Cazumbá, da Comunidade Canção Nova nos ajuda a entender o que são e o que podem causar os escrúpulos: “A palavra escrúpulo vem do latim ‘scrupulu’ e significa pedrinha, embaraço, inquietação, receio, mas, em sentido moral, designa uma razão, muitas vezes, insignificante. Porém, pode exprimir a inquietação excessiva que expressa a consciência por motivos fúteis de terem ofendido a Deus”.

O sacerdote também nos explica que tipos de desordens o escrúpulo pode causar na vida da pessoa: “Esse tipo de escrúpulo pode ser de aspecto natural (doença física e moral), produzindo uma desordem na vida da pessoa, levando-a a uma espécie de depressão nervosa e a pensamentos de obsessão em relação ao pecado cometido. No aspecto moral, a pessoa fica imersa em coisas sem importância, no desejo de ter a certeza absoluta das coisas, fazendo com que tenha um espírito mal esclarecido e obstinado, vendo Deus sempre como um juiz”.

Para quem sofre com os escrúpulos
Para quem sofre com os escrúpulos

Padre Reinaldo alerta que não podemos cair no engano de achar que tudo é doença física ou espiritual. Algumas dificuldades interiores podem ser uma oportunidade que Deus nos dá para crescermos espiritualmente. Entenda: “Nem tudo, porém, é doença física ou espiritual (diabo). Deus pode permitir que uma pessoa tenha dificuldade para lidar com seus escrúpulos para prová-la, expiando a ela as faltas cometidas e levando-a, assim, a um grau maior de santidade. Como também para libertá-la da soberba, principalmente, da vã complacência. Por outro lado, não podemos esquecer que, muitas vezes, esse sentimento provém do demônio, que deseja lançar perturbações na alma da vítima, persuadindo-a a se achar sempre em pecado mortal e, assim, impedindo-a de comungar ou confessar, embaraçando-a quanto à real gravidade do estado de pecado em que ela se encontra”.

O demônio quer te perturbar
O demônio quer te perturbar

Um grande perigo para as pessoas que se cobram demais

Depois de um panorama inicial sobre os escrúpulos, vale muito a pena refletirmos sobre conselhos valiosos para as pessoas que se cobram demais. É óbvio que devemos lutar contra o pecado, mas essa luta não precisa ser um constante peso doentio que não nos deixa respirar. Muitas pessoas caem nesse erro e abandonam a caminhada na fé porque se tornaram o seu pior inimigo. Padre Leonardo nos ajuda a entender essa realidade e evitar os equívocos.

“Essa recaída no pecado é muito mais grave!”

Inscreva-se no canal do Padre Leonardo no Youtube.

Referências:

CAZUMBÁ, Padre Reinaldo. Como identificar o escrúpulo? Formação Canção Nova. Cachoeira Paulista, 2022. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/cura-e-libertacao/como-identificar-o-escrupulo/>. Acesso em: 07 fev. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *