Clicky

Sabia que querer salvar-se pelo próprio esforço e mérito é uma heresia? - Altair Fonseca
Não dá para salvar-se pelo próprio esforço
Reflexões e Meditações / Vídeos

Sabia que querer salvar-se pelo próprio esforço e mérito é uma heresia?

Em tempos de grandes avanços e disseminação de tanto conhecimento, o ser humano tem se sentido cada vez mais independente. Quando essa independência é levada para dentro da religião, as pessoas pensam que podem salvar-se pelo próprio esforço e mérito, e caem numa grande heresia. Você sabe qual é?

Veja também:

Não seja um pelagiano moderno

“Para a Igreja africana, o pelagianismo era heresia justamente porque negava a corrupção da natureza humana a partir do pecado de Adão e porque, assim, ao tomar o homem como plenamente capaz de alcançar a salvação e a perfeição por suas próprias forças, acabava por desprezar a graça de Cristo e negá-la como única condição possível para a salvação humana, tornando vã a cruz de Cristo (símbolo máximo do cristianismo)”.1

Entendendo o que é o pelagianismo e porque ele é uma heresia, fica fácil perceber que na sociedade moderna muitos estão caindo nele. Com cada vez mais pessoas focando em si mesmas e nos seus esforços pessoais, numa sociedade narcisista que supervaloriza os seus feitos, os feitos máximos de Jesus Cristo por nós são cada vez mais deixados de lado. Precisamos fazer um esforço de humildade e desprendimento para voltar à verdadeira fé e nos reconhecermos totalmente dependentes da graça de Deus para a nossa salvação.

Não seja um pelagiano
Não seja um pelagiano

É possível salvar-se pelo próprio esforço?

É possível se salvar pelo próprio esforço? É possível se salvar sem uma direção espiritual? Quem pensa que a salvação só depende de si mesmo e não da graça de Deus está cometendo um grande erro que precisa ser apontado. É o que nos mostra Padre Leonardo no vídeo a seguir:

Uma mentira que precisa ser combatida: pelagianismo

Se este conteúdo simples e prático foi útil para você, compartilhe e faça com que mais pessoas voltem para a Verdade, que é Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Referências:

  1. REIS, Raphael Leite. O discurso de Agostinho de Hipona contra o pelagianismo a partir da obra De gestis Pelagii : identidade, diferença, católicos e hereges no século V d.C. Ufes. Vitória, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufes.br/handle/10/9271#:~:text=Para%20a%20Igreja%20africana%2C%20o,e%20neg%C3%A1%2Dla%20como%20%C3%BAnica>. Acesso em: 13 out. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *