Clicky

CNBB se posiciona a favor da vida e pede velas e orações pelos nascituros nas praças e igrejas - Altair Fonseca
CNBB dia do Nascituro
Notícias e análises

CNBB se posiciona a favor da vida e pede velas e orações pelos nascituros nas praças e igrejas

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) convidou todos os católicos a acender o maior número de velas e rezar a Oração do Nascituro, se posicionando a favor da vida. Em praças, igrejas e perto de prédios públicos, os fiéis foram chamados a manifestar a posição imutável da Igreja contra o aborto e em defesa da vida.

Veja também:

8 de outubro, Dia do Nascituro

Qual é o lugar mais perigoso de viver no mundo hoje? Será a Síria, onde milhares morrem vítimas de uma atroz guerra civil? Serão os lugares do submundo do crime? Seria nas igrejas cristãs, situadas em pleno território islâmico? Onde? O lugar mais perigoso do mundo para se viver é a barriga da própria mãe. É por essa razão que celebramos o Dia do Nascituro.

A Igreja sempre será contra o aborto

CNBB se posiciona a favor da vida

A data foi criada pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2005, em Itaici (SP). A partir daí a igreja no Brasil realiza entre os dias 1º a 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida. A conclusão da semana acontece sempre no dia 8 de outubro, Dia do Nascituro.

Dom Ricardo Hoepers, bispo do Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB disse que esta motivação é “pela promoção, defesa e cuidado da criança que está no ventre materno”. E que o nascituro “é dom de Deus, é sinal de esperança, é uma vida sagrada”.

“Rezemos por todas essas crianças e também por suas mães, mas também pelas famílias para que acolham com alegria a notícia de uma criança que está vindo a esse mundo. Vamos acolher, de fato, nas nossas casas, nas nossas Igrejas domésticas, esta cultura da vida que defende desde a concepção”, enfatizou dom Ricardo Hoepers.

Se você tem dúvidas com relação ao posicionamento da Igreja sobre o aborto, confira este conteúdo: O aborto é pecado? Por que a Igreja não pode mudar neste ponto?

Oração do Nascituro

Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais
e todas as pessoas que cuidam da vida
desde o seu início, até o fim.

Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia,
a luz da fé e do amor fraterno.

Nossa Senhora Aparecida,
intercedei por nossos nascituros,
nossas crianças, nossos jovens,
nossos adultos e nossos idosos,
para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos.

Amém!

Referências:

  1. Redação Central. Velas e oração pelos nascituros nas praças e igrejas amanhã, pede a CNBB. ACI Digital. Brasil, 2022. Disponível em: <https://www.acidigital.com/noticias/velas-e-oracao-pelos-nascituros-nas-pracas-e-igrejas-amanha-pede-a-cnbb-52135>. Acesso em: 08 out. 2022.
  2. BOTELHO, André. O Dia do Nascituro. Canção Nova. Cachoeira Paulista, 2022. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/bioetica/defesa-da-vida/o-dia-do-nascituro/>. Acesso em: 08 out. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *