Clicky

Centro Dom Bosco trouxe o que não te disseram sobre Fátima - Altair Fonseca
O que não te disseram sobre Fátima
Reflexões e Meditações / Vídeos

Centro Dom Bosco trouxe o que não te disseram sobre Fátima

O terceiro segredo de Fátima já aconteceu? As revelações de Nossa Senhora em Portugal são verdadeiras e estão relacionadas com eventos da atualidade? Por que tantos setores da Igreja buscam tirar o crédito das aparições e colocar em dúvida o teor das mensagens? Mesmo que existam opiniões divergentes, há realidades que não te disseram sobre Fátima que precisam ser meditadas à luz da fé.

Veja também:

O maior inimigo da Igreja está dentro dela

Em 2010, respondendo sobre qual o significado das aparições de Fátima para nós hoje, o Papa Bento XVI foi muito sábio e claro:

“O Senhor nos disse que a Igreja seria sempre sofredora, de diversos modos, até o fim do mundo. O importante é que a mensagem, a resposta de Fátima, não vai substancialmente na direção de devoções particulares, mas precisamente na resposta fundamental, ou seja, a conversão permanente, a penitência, a oração, e as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Deste modo, vemos que a resposta verdadeira e fundamental que a Igreja deve dar, que nós, cada pessoa, devemos dar nesta situação. A novidade que podemos descobrir hoje, nesta mensagem, reside também no fato que os ataques ao Papa e à Igreja vêm não só de fora, mas que os sofrimentos da Igreja vêm justamente do interior da Igreja, do pecado que existe na Igreja”. 

O maior inimigo da Igreja está dentro dela
O maior inimigo da Igreja está dentro dela

O pontífice prosseguiu:

“Também isso sempre foi sabido, mas hoje o vemos de um modo realmente terrificante: que a maior perseguição da Igreja não vem de inimigos externos, mas nasce do pecado na Igreja, e que a Igreja, portanto, tem uma profunda necessidade de reaprender a penitência, de aceitar a purificação, de aprender por um lado o perdão, mas também a necessidade de justiça. O perdão não substitui a justiça. Em uma palavra, devemos reaprender precisamente estas coisas essenciais: a conversão, a oração, a penitência e as virtudes teologais. Assim respondemos que somos realistas ao esperar que o mal ataca sempre; ataca do interior e do exterior, mas que também as forças do bem estão presentes e que, no final, o Senhor é mais forte do que o mal, e Nossa Senhora é para nós a garantia visível, materna, da bondade de Deus, que é sempre a última palavra na história”.

O que não te disseram sobre Fátima

É natural ter curiosidade e querer saber mais sobre as mensagens de Fátima, entretanto, ao descobrir o apelo à penitência com tanta veemência, a própria Igreja parece não ter dado ouvidos aos apelos da Virgem Maria. Basta vermos tanta desobediência, pecados, heresias e apostasia dentro do catolicismo atual para percebermos que Bento XVI tinha razão no que disse e que as mensagens precisam ser discutidas.

Uma importante contribuição sobre o tema foi a live realizada pelo Centro Dom Bosco em 13 de maio de 2021, que reuniu Bruno Mendes, Leonardo Penitente e Hermes Nery. Lembremos que este vídeo foi gravado antes das tensões atuais entre Rússia e Ucrânia, e antes da consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria pelo Papa Francisco neste ano de 2022. Assista a seguir:

O que não te disseram sobre Fátima

Link para baixar o PDF com o folheto das comunhões reparadoras ao Imaculado Coração de Maria e ao Sagrado Coração de Jesus: Acesse aqui.

Penitência e arrependimento

Em um mundo que cada vez mais foge da dor e busca o prazer a todo custo, qualquer coisa que lembre a mortificação parece tortura medieval. Longe disso, a penitência busca reparar um mal cometido, ao mesmo tempo em que nos exercita no domínio da nossa carne desobediente.

Sobre fazer penitência
Sobre fazer penitência

O que importa entender é que o ato de simplesmente sentir remorso por algo cometido não necessariamente leva ao arrependimento que Cristo pediu no Evangelho. Prova disso foi Judas Iscariotes: ele realmente “se arrependeu” de ter vendido Nosso Senhor por trinta moedas de prata. Mas, eis a pergunta decisiva, o que fez com esse remorso que sentiu? Deixou-se aterrorizar por ele, considerou que não havia perdão para si, desesperou-se e (de acordo com a tradição) acabou se condenando. São Pedro, por sua vez, embora tivesse se doído de haver negado três vezes a Nosso Senhor, não ficou doido por isso. A traição afetou-lhe as emoções, sim, mas não lhe roubou a razão.

É tempo de entender o que se passa, mesmo que com nossa miséria não possamos penetrar nos mistérios de Deus. Precisamos buscar frequentemente a Confissão, a participação na Santa Missa o máximo possível e também momentos de adoração, além da necessária penitência. Faça a sua parte e compartilhe este conteúdo para que mais pessoas sejam atingidas. Por fim, o Imaculado Coração da Santíssima Virgem Maria triunfará!

Referências:

Papa Bento XVI. Encontro do Papa Bento XVI com os jornalistas durante o voo para Portugal. Vatican.va. Vaticano, 2010. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2010/may/documents/hf_ben-xvi_spe_20100511_portogallo-interview.html>. Acesso em: 22 set. 2022.

RICARDO, Padre Paulo. Penitência, penitência, penitência! Padrepauloricardo. Cuiabá, 2020. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/blog/penitencia-penitencia-penitencia>. Acesso em: 22 set. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *