Clicky

Padre Leonardo responde: o sexo no casamento é só para ter filhos? O que fazer diante de piadas imorais? - Altair Fonseca
Sexo no casamento é só para ter filhos
Inspirações e conselhos / Vídeos

Padre Leonardo responde: o sexo no casamento é só para ter filhos? O que fazer diante de piadas imorais?

Algumas pessoas podem estar sinceramente buscando uma vida reta diante de Deus, mas podem perder o equilíbrio na vida espiritual. Uma grande inquietação e medo exagerado de ofender a Deus pode causar confusão e gera dúvidas como: “o sexo no casamento é só para ter filhos?” ou “o que fazer diante de piadas imorais?”. Padre Leonardo nos ajuda nessas questões.

Veja também:

Você sofre com os escrúpulos?

É fato que vivemos em uma sociedade relaxada, que busca o prazer a todo custo e ofende a Deus sem nenhum tipo de arrependimento. Entretanto, existe uma realidade oposta que seria um excesso de zelo com a própria conduta que chega a ser doentio e prejudicial. O Padre Reinaldo Cazumbá, da Comunidade Canção Nova nos ajuda a entender o que são e o que podem causar os escrúpulos.

Para quem sofre com os escrúpulos
Para quem sofre com os escrúpulos

O sacerdote alerta que esse tipo de escrúpulo pode ser de aspecto natural (doença física e moral), produzindo uma desordem na vida da pessoa, levando-a a uma espécie de depressão nervosa e a pensamentos de obsessão em relação ao pecado cometido. No aspecto moral, a pessoa fica imersa em coisas sem importância, no desejo de ter a certeza absoluta das coisas, fazendo com que tenha um espírito mal esclarecido e obstinado, vendo Deus sempre como um juiz.

O caso pode se tornar sério e grave se a pessoa escrupulosa viver tanto a causa física como moral dessa forma, de modo que será difícil sua cura. Por isso, precisa de ajuda psicológica e, acima de tudo, espiritual.

O sexo no casamento é só para ter filhos? O que fazer diante de piadas imorais?

No vídeo a seguir, Padre Leonardo responde de maneira objetiva a essas perguntas e fala de maneira rápida sobre escrúpulos. Depois do vídeo trazemos um complemento sobre as duas questões para um maior aprofundamento.

O matrimônio é apenas para ter filhos?

Sobre o sexo no casamento

O Catecismo da Igreja Católica nos educa sobre as funções do matrimônio:

2362. “Os atos pelos quais os esposos se unem íntima e castamente são honestos e dignos; realizados de modo autenticamente humano, exprimem e alimentam a mútua entrega pela qual se enriquecem um ao outro com alegria e gratidão” (II Concílio do Vaticano, Const. past. Gaudium et spes, 49: AAS 58 (1966) 1070). A sexualidade é fonte de alegria e de prazer:

“Foi o próprio Criador Quem […] estabeleceu que, nesta função [da geração], os esposos experimentassem prazer e satisfação do corpo e do espírito. Portanto, os esposos não fazem nada de mal ao procurar este prazer e gozar dele. Aceitam o que o Criador lhes destinou. No entanto, devem saber manter-se dentro dos limites duma justa moderação” (Pio XII, Alocução aos participantes no Congresso da União Católica Italiana de Obstetras (29de Outubro de 1951): AAS 43 (1951) 851).

 2363. Pela união dos esposos realiza-se o duplo fim do matrimónio: o bem dos próprios esposos e a transmissão da vida. Não podem separar-se estes dois significados ou valores do matrimónio sem alterar a vida espiritual do casal nem comprometer os bens do matrimónio e o futuro da família.

O amor conjugal do homem e da mulher está, assim, colocado sob a dupla exigência da fidelidade e da fecundidade.

Sobre piadas imorais

Quem conta piadas deve tomar, sobretudo, um tríplice cuidado, como orienta ainda Santo Tomás de Aquino. O primeiro deles é o de não se comprazer em “atos ou palavras torpes ou nocivas”, maliciosas ou maldosas. Com isso, proíbem-se brincadeiras indecentes, principalmente de matéria sexual, além de zombarias que rebaixam a dignidade humana e incitam o ódio ou o preconceito aos irmãos, pois isso seria pecar contra a benevolência devida ao próximo. Nas palavras do Apóstolo: “Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convêm” (Ef 5, 4).

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe!

Referências:

CAZUMBÁ, Padre Reinaldo. Como identificar o escrúpulo? Formação Canção Nova. Cachoeira Paulista, 2022. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/cura-e-libertacao/como-identificar-o-escrupulo/>. Acesso em: 21 set. 2022.

RICARDO, Padre Paulo. Contar piadas é pecado? Padrepauloricardo. Cuiabá, 2017. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/contar-piadas-e-pecado>. Acesso em: 21 set. 2022.

Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Edição típica Vaticana, Loyola, 2000.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *