Clicky

Como se libertar da Teologia da Libertação? - Altair Fonseca
Entenda como ele se libertou da Teologia da Libertação
Histórias Reais

Como se libertar da Teologia da Libertação?

Será que existe um paraíso que pode ser construído através da luta política, do enfrentamento entre classes, que vai eliminar o mal e transformar o mundo em um lugar purificado? Será que algum tipo de revolução pode ir contra o que diz Jesus Cristo e fazer um reino de Deus já neste mundo? Instrumentalizar a Igreja para uso político e desvalorizar os Sacramentos é uma das práticas da Teologia da Libertação.

Veja também:

O ensino com base marxista das universidades gera jovens engajados num projeto utópico de revolução, permeado de pautas que incitam a luta de classes e o uso da política para alcançar seu ideais. Quando esses ideais avançam para dentro da Igreja Católica, temos a Teologia da Libertação.

A Teologia da Libertação nega o senhorio de Jesus Cristo

A libertação, para a teologia da libertação, é conquistada pela via política, e não pela Redenção de Jesus, o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo1,29). Jesus veio para “salvar o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21), e disse  a Pilatos que “o seu Reino não é deste mundo”. O pecado, para a teologia da libertação, se resume quase que só no “pecado social”, mas este, não será “arrancado” com a conversão e com os Sacramentos da Igreja, mas com a “libertação” do povo, pela luta política. Daí o fato de haver um laxismo moral e espiritual em muitos adeptos dessa teologia. Muitos não valorizam a celebração da Missa, a não ser como uma “celebração de mobilização política” do povo oprimido. Não se valoriza suficientemente a oração, a Confissão, a Eucaristia, o santo Rosário, a adoração ao Santíssimo Sacramento, e a todas as práticas de espiritualidade tradicionais, que são, então, consideradas superadas e até alienantes.1

É um erro acreditar na Teologia da Libertação
É um erro acreditar na Teologia da Libertação

Como se libertar da Teologia da Libertação?

O ex-membro da Teologia da Libertação, João Batista, conta como descobriu os erros desta ideologia e se aprofundou no conhecimento do catolicismo autêntico. Assista a seguir um vídeo do Centro Dom Bosco:

Ex-membro da Teologia da Libertação encontra a verdadeira Igreja

Quando o trabalho se torna o seu deus

Você já ouviu falar que os fins justificam os meios? Essa frase quer dizer que as ferramentas que utilizamos, o caminho que percorremos, ganham valor se o objetivo final que almejamos é importante. Mas um grande erro pode acontecer. Adorar os meios e não o fim é um erro terrível que leva ao vazio. E é neste erro que a própria Teologia da Libertação cai, ao focar seus esforços numa divinização do serviço, perdendo o sentido espiritual e vocacional de todo cristão batizado. Assista o vídeo a seguir e entenda melhor:

Conhece mais pessoas que estão afundadas neste erro? Percebe o perigo desse movimento dentro da Igreja? Compartilhe este conteúdo e ajude quem ainda não consegue enxergar essa verdade.

Referências:

  1. AQUINO, Felipe. O Que É A Teologia Da Libertação? Blog Canção Nova. Brasil, 2012. Disponível em: <https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2012/02/15/o-que-e-a-teologia-da-libertacao/>. Acesso em: 08 set. 2022. 

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *