Clicky

Até quando devemos rezar pelos mortos? Chega um momento em que já podemos parar de rezar pela alma de alguém? - Altair Fonseca
Quando deixar de rezar pelos mortos
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

Até quando devemos rezar pelos mortos? Chega um momento em que já podemos parar de rezar pela alma de alguém?

Você sabe até quando devemos rezar pelos mortos? Será que não chega um ponto em que já basta rezar pela alma de alguém? Ao servir na Igreja, me deparei com uma pessoa dizendo assim: “estão sempre rezando por essas almas que já morreram faz tempo. Já deu, né?”. Será que já deu? Hoje vamos entender se devemos parar de rezar pela alma de alguém depois de algum tempo.

Veja também:

Garantir que uma pessoa boa que faleceu já está no Céu é um erro terrível que pode deixar almas abandonadas no Purgatório, sem nenhuma oração, sem nenhum alívio, sem nenhum auxílio. Ninguém sabe a condição da alma de alguém ao falecer e nunca podemos garantir que tal pessoa já está no Céu (porque não tinha pecados) ou no Inferno (porque morreu em pecado mortal, sem arrepender-se).

Não podemos desistir de rezar pela alma de alguém que passou sua vida no pecado mortal, pois não sabemos se tal pessoa foi tocada pela misericórdia divina e teve tempo de se arrepender.

Rezemos pelas almas do Purgatório
Rezemos pelas almas do Purgatório

A Igreja recomenda a oração pelos mortos

O Papa João Paulo II, no dia de finados de 1997, na Alocução mariana, disse:

“A tradição da Igreja exortou sempre a rezar pelos mortos. O fundamento da oração de sufrágio encontra-se na comunhão do Corpo Místico… Por conseguinte, recomenda a visita aos cemitérios, o adorno dos sepulcros e o sufrágio, como testemunho de esperança confiante, apesar dos sofrimentos pela separação dos entes queridos” (LR, n. 45, de 10/11/91).

O Catecismo da Igreja Católica, 958, ensina que:

“Reconhecendo cabalmente esta comunhão de todo o corpo místico de Jesus Cristo, a Igreja terrestre, desde os tempos primeiros da religião cristã, venerou com grande piedade a memória dos defuntos…”

Até quando devemos rezar pelos mortos?

Quando devemos deixar de rezar pelos fiéis defuntos? Será que podemos ter a certeza absoluta de que uma pessoa está no Céu? E se uma pessoa morre evidentemente em pecado mortal, sem nenhum sinal de arrependimento, ela poderá ser salva, ou devo deixar de rezar porque não adianta mais? Padre Leonardo traz respostas bem objetivas, com muita caridade, no vídeo a seguir:

Até quando devemos REZAR PELOS MORTOS?

Então até quando devemos rezar pelos mortos? A resposta: até que a Igreja declare que ela é santa. A não ser que isso aconteça, continue rezando sempre por essas almas. Caso aconteça de esta pessoa ser declarada santa, você pode rezar pedindo a sua intercessão.

Referências:

AQUINO, Felipe. As orações pelos mortos. Cleofas. Lorena, 2021. Disponível em:<https://cleofas.com.br/as-oracoes-pelos-mortos/>. Acesso em: 09 set. 2022.

Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Edição típica Vaticana, Loyola, 2000.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *