Clicky

Como se tornar uma pessoa melhor em 7 dias e alcançar os melhores resultados - Altair Fonseca
Como se tornar uma pessoa melhor em 7 dias e alcançar os melhores resultados
Inspirações e conselhos

Como se tornar uma pessoa melhor em 7 dias e alcançar os melhores resultados

Pelo título, o conteúdo de hoje pode parecer coaching ou autoajuda, mas não se engane. Esforçando-se e contando com a graça de Deus, você pode se tornar uma pessoa melhor em 7 dias ou até menos tempo! Ou você duvida que o Senhor é poderoso para fazer uma verdadeira transformação na sua existência? A seguir, você confere algumas atitudes que facilitam a ação da graça e te ajudam a alcançar os melhores resultados.

Veja também:

Qual é a sua meta?

Antes de nos aprofundarmos no assunto, você precisa definir a sua meta. Qual é o sentido da sua vida, o que te move? Se depositamos toda a nossa esperança em algo que não tem real valor, todos os nossos projetos ruirão em algum momento. Que tal começar por ter como principal objetivo as coisas que não passam, as coisas do alto?

Qual é sua meta
Qual é a sua meta

A Constituição Dogmática Lumen Gentium nos ajuda a entender a nossa vocação, o nosso chamado:

“Todos na Igreja, quer pertençam à Hierarquia quer por ela sejam pastoreados, são chamados à santidade, segundo a palavra do Apóstolo: ‘esta é a vontade de Deus, a vossa santificação’ (1 Tess. 4,3; cfr. Ef. 1,4). Esta santidade da Igreja incessantemente se manifesta, e deve manifestar-se, nos frutos da graça que o Espírito Santo produz nos fiéis; exprime-se de muitas maneiras em cada um daqueles que, no seu estado de vida, tendem à perfeição da caridade, com edificação do próximo; aparece dum modo especial na prática dos conselhos chamados evangélicos. A prática destes conselhos, abraçada sob a moção do Espírito Santo por muitos cristãos, quer privadamente quer nas condições ou estados aprovados pela Igreja, leva e deve levar ao mundo um admirável testemunho e exemplo desta santidade”.

Fazer o bem no mundo, edificar os irmãos, alcançar a felicidade e conquistar a glória eterna no Céu. Não existe missão de vida mais linda e mais fecunda do que a busca pela santidade!

Como se tornar uma pessoa melhor em 7 dias e alcançar os melhores resultados

1 – Coloque as coisas no lugar

É importante se conhecer. Tire um tempo para meditar, fazer um exame de consciência e entender como está a sua vida. Pergunte-se:

  • O que deve melhorar?
  • O que motiva as suas atitudes?
  • Como está o seu relacionamento com Deus, consigo mesmo e com o próximo?
  • Preciso me perdoar ou perdoar alguém?
  • Possuo vícios que degradam meu corpo, minha alma e desagradam a Deus?
  • Você já descobriu a sua vocação (sacerdotal, matrimonial, religiosa ou leiga)?

Uma meditação sincera abre espaço para outras perguntas, que nos levam a buscar meios para evoluir. Essa vontade de melhorar nos leva ao próximo passo.

2 – O que é preciso aprender?

Sentir que você já sabe tudo o que precisa saber te tira a oportunidade de evoluir. A humildade é a atitude primordial para quem precisa buscar a verdade e essa busca nos leva a Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida. Buscar conhecer a origem e sentido das coisas nos leva para um nível mais profundo de entendimento que sempre aumenta a nossa fé.

“A Fé e a Razão constituem como que as duas asas pelas quais o coração humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de conhecê-Lo, para que conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio” (João Paulo II – Carta Encíclica Fides et Ratio).

A busca contínua por conhecimento em fontes seguras deve ser contínua e não terá fim enquanto nossas forças permitirem. Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e Sagrado Magistério são o ponto de partida para quem busca a verdade. Aprenda com Jesus Cristo, com os Santos e com a Igreja. Além disso, uma busca por conhecimento científico, técnico e prático te ajudará a desempenhar o seu papel na sociedade.

3 – Vida de oração e vida sacramental

Agora vem o principal, que coloquei por último porque você só é capaz de entender o real sentido depois de meditar sobre sua vida e buscar um conhecimento inicial. É a vida de oração e a vida sacramental que vai sustentar e iluminar todos os seus propósitos que apontam para o Céu.

Vida de oração. Somos totalmente dependentes da graça de Deus e precisamos pedir o Seu auxílio constantemente na oração. É rezando que conseguimos ter o discernimento para tomar as melhores decisões, força para perseverar na caminhada, proteção contra as ciladas do maligno e alegria ao buscar os melhores propósitos. Na oração também louvamos e agradecemos a Deus, o que abre caminho para que o Senhor derrame novas graças sobre a nossa vida.

Vida sacramental. Toda a nossa vida espiritual é alimentada pelos sacramentos. Na Eucaristia, Jesus Cristo se dá inteiro a nós no pão e no vinho e, se comungarmos com as disposições adequadas, o Senhor permeia a nossa vida e faz frutificar todas as nossas ações. Na Confissão, o próprio Senhor, na pessoa do sacerdote, perdoa os nossos pecados e nos liberta da prisão das trevas. Para saber mais, aprofunde-se aqui: quais são os 7 sacramentos da Igreja? Precisamos conhecer e ter vida sacramental.

4 – Desapegar-se da terra e olhar para o Céu

Com o tempo, passando por provações, erros e acertos, você vai alcançando a maturidade espiritual e passa a viver algumas virtudes. Evidentemente, até o fim da vida haverão grandes lutas espirituais para manter-se no bom caminho. Entretanto, se você orar e vigiar, brotará em seu coração cada vez mais um grande desejo pelas coisas do alto e um desprezo pelas coisas do mundo. Essa contínua busca pela santidade é o passo mais importante para você se tornar uma pessoa melhor, e no vídeo a seguir padre Leonardo deixa isso ainda mais claro:

O VERDADEIRO sentido da SANTIDADE!

Pronto para tornar-se uma pessoa melhor em 7 dias?

Se você tomar uma firme decisão de mudar de vida e buscar a verdade e a vida na graça pelas ferramentas citadas, em menos de 7 dias você já será uma pessoa muito melhor. Obviamente, o processo é contínuo e quando você começar a lutar pela santidade, não poderá deixar de se empenhar até o último dia da sua vida. Coragem, Deus está contigo!

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *