Clicky

Nas coisas divinas é melhor ser canal ou reservatório? - Altair Fonseca
Canal ou reservatório da graça
Inspirações e conselhos

Nas coisas divinas é melhor ser canal ou reservatório?

Nas coisas divinas é melhor ser canal ou reservatório? Você já deve ter ouvido por aí o termo “canal da graça” de Deus. Muitas pessoas piedosas gostam de doar-se nas boas obras e querem ser usadas pelo Senhor para levar o bem. Isso é maravilhoso, mas há um problema doar-se e esvaziar-se totalmente ao ponto de cair no esgotamento e no desespero.

Veja também:

Nas coisas divinas é melhor ser canal ou reservatório?

O trecho a seguir foi extraído do excelente livro A alma de todo apostolado, de Dom Jean-Baptiste Chautard. Aqui, o autor cita São Francisco de Sales para nos mostrar o perigo de só doar e nunca reter nada para o próprio sustento espiritual.

“Eis a conhecida fala de São Bernardo aos apóstolos: se sois prudentes e sábios, sede reservatórios e não canais. O canal deixa escorrer a água recebida, sem guardar uma só gota dela. Por sua vez, o reservatório enche-se primeiro, e depois, sem se esvaziar, verte torrentes incessantemente renovadas sobre os campos que fertiliza. Dos que se devotam às obras, quantos há por aí que são apenas canais, ficando sempre secos mesmo quando procuram fecundar os corações! Há, hoje, na Igreja, muitos canais, mas muito poucos reservatórios, refletia com tristeza o abade de Claraval.”

Sobre as coisas divinas
Sobre as coisas divinas

O esvaziamento perigoso

Muitas pessoas generosas querem dar o seu máximo e entregam-se totalmente no servir, mas sem o devido abastecimento, há um grande risco de esgotamento e queda. Muitos autores espirituais apontam que o demônio sabe que o cansaço e o desânimo pelo excesso de trabalho sem espiritualidade derruba muitos servos de Deus. Se você sofre com sinais desse esvaziamento e esgotamento perigoso, mesmo nas obras de Deus, tome cuidado e reveza os excessos.

Abasteça-se

É fundamental a meditação, a oração, o momento de recolhimento e o descanso para frequentemente colocar a casa em ordem. O refrigério concedido pelo Senhor a quem recorre a Ele vai enchendo o reservatório interior daqueles que serão enviados para missões cada vez mais fecundas.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *