Clicky

Será que você está cometendo o pecado do pensamento? - Altair Fonseca
O pecado do pensamento
Inspirações e conselhos / Vídeos

Será que você está cometendo o pecado do pensamento?

É possível pecar só de pensar em algo? Se sim, será que você comete o pecado do pensamento? Jesus nos diz que “é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez. Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem (Mc 7, 21-23)”. Se todas essas coisas ruins nascem no interior de cada um de nós, precisamos vigiar constantemente os nossos pensamentos e é disso que vamos falar hoje.

Veja também:

É possível trair só por olhar e pensar?

Antes de meditarmos mais profundamente sobre as intenções, os desejos e o consentimento, vejamos o que Jesus disse sobre a possibilidade de adultério somente no olhar e pensar:

O adultério no coração
O adultério no coração

Quando imaginamos o pecado do pensamento, achamos que ele restringe-se ao que é carnal e impuro, de cunho sexual. Mesmo que tenhamos essa ideia inicial, é preciso entender que o pecar pelo pensamento abrange uma infinidade de situações nas quais ofendemos a Deus. Entretanto, é preciso ter clara a diferença entre o que vem na sua cabeça e aquilo que você alimenta na sua imaginação.

Será que você comete o pecado do pensamento?

Para que você possa ter um aprofundamento neste assunto e analisar a sua situação, nada melhor do que contar com os esclarecimentos de um sacerdote. No vídeo a seguir, Padre Leonardo nos ensina o que é o pecado do pensamento e o que devemos fazer para não nos tornarmos escravos da nossa imaginação.

É possível cometer um pecado apenas pelo pensamento?

Sabendo que as tentações virão e que você pode decidir quais pensamentos vai alimentar, busque sempre uma vida de oração e encontrará auxílio para vencer o mal. Lembre-se que nem toda coisa ruim que aparece na sua mente é pecado, mas que é a partir do nosso interior que escolhemos viver o que é bom e seguir a Jesus, ou o que é mal e dar brechas ao maligno. O que você escolhe?

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *