Clicky

Será que você é uma pessoa orgulhosa? A falsa humildade nunca permanece escondida por muito tempo - Altair Fonseca
falsa humildade
Inspirações e conselhos

Será que você é uma pessoa orgulhosa? A falsa humildade nunca permanece escondida por muito tempo

Ninguém consegue esconder seu orgulho por muito tempo usando um verniz superficial de falsa humildade. Será que você e eu somos pessoas orgulhosas? Em um mundo onde as pessoas querem cada vez mais se impor e aparentarem um empoderamento, onde fica a humildade de coração tão ensinada e apreciada por Jesus Cristo?

Veja também:

Hoje vamos meditar um profundo e revelador trecho do livro Humildade de Coração, do Padre Gaetano Maria da Bergamo. Será que somos orgulhosos ou humildes?

Entendendo o orgulho e a falsa humildade

Contradizer os outros é um efeito do orgulho sempre que os contradizemos para seguir nossa própria vontade injusta e equivocada; mas quando nossa oposição à criatura procede de uma determinação de cumprir a vontade do Criador, ela é ditada pela humildade; pois com ela confessamos nossa obrigação indispensável de sermos sujeitos e obedientes à vontade divina.

É por esse motivo que o orgulhoso é sempre tímido, porque seu orgulho só se sustenta na fraqueza da natureza humana. E quem é humilde é sempre valente no exercício de sua submissão à Divina Majestade, porque recebe sua força pela graça.

Os humildes obedecem aos homens e, ao fazê-lo, também obedecem a Deus; mas recusam obediência aos homens quando, ao obedecê-los, desobedecem a Deus. Reflita sobre esta resposta, tão modesta quanto magnânima, dada aos anciãos de Jerusalém por São Pedro e São João: “Responderam-lhes Pedro e João: ‘Julgai-o vós mesmos se é justo diante de Deus obedecermos a vós mais do que a Deus'”(At 4,19).

Não caia na falsa humildade
Não caia na falsa humildade

Busquemos a verdadeira humildade

Ao pensarmos sobre a dependência da aprovação dos outros e a necessidade de aparentar uma falsa humildade, percebemos que todas as aparências são desnecessárias. É por isso que o Senhor quer adoradores em espírito e verdade, que se entregam totalmente a Ele e buscam os bens que não perecem. Por isso, peçamos:

Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *