Clicky

Como descobrir se algo vem de Deus, da minha carne ou do demônio? - Altair Fonseca
Tenha o dom do discernimento dos espíritos
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

Como descobrir se algo vem de Deus, da minha carne ou do demônio?

Precisamos entender que a nossa vida é regida pelo plano espiritual, e que neste plano, as realidades que se apresentam a nós possuem três fontes: Deus, a nossa carne e o demônio. É somente através do dom do discernimento dos espíritos que podemos descobrir essas origens para agirmos corretamente e evitarmos grandes perigos para a nossa alma. O que você vai aprender hoje é fundamental para o desenvolvimento da sua vida espiritual.

Veja também:

Você não consegue entender as coisas que te acontecem?

Diante de tudo o que nos acontece, há a ação de pelo menos uma das três fontes citadas acima: o Espírito Santo de Deus, o espírito humano ou o espírito maligno. É através do dom do discernimento dos espíritos que entendemos a origem de tal situação e podemos entender se é Deus nos provando para nos fazer crescer ou se é o maligno nos tentando para nos fazer cair, por exemplo.

A pessoa de oração, socorrida sempre pela graça de Deus, tem essa visão espiritual para tomar as decisões acertadas e caminhar nas virtudes. Este dom nos é dado pelo Espírito Santo.

O que é o dom do discernimento dos espíritos?

São Paulo, instruído pelo Espírito Santo de Deus, nos ensina em ICor 2,12-16 o seguinte:

“Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar. O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém. Por que quem co­nheceu o pensamento do Senhor, se abalançará a instruí-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.”

O dom do discernimento dos espíritos
O dom do discernimento dos espíritos

Você e eu precisamos entender que o demônio é mentiroso e capaz dos disfarces mais sedutores e enganadores. Não pense que ele se manifestará em sua vida com rabinho pontudo e chifrinho, não! O demônio é capaz de se esconder por trás das palavras mais doces e das ideologias mais sutis que, aparentemente, pregam o amor. Inclusive, o maligno conhece de cor a Palavra de Deus e a usa para nos enganar. O objetivo do inimigo é nos enganar com suas iscas e para não sermos fisgados precisamos do discernimento dos espíritos, que é um carisma.

Os carismas devem ser usados para o bem da Igreja

O Catecismo da Igreja Católica nos diz:

799. Extraordinários ou simples e humildes, os carismas são graças do Espírito Santo que, direta ou indiretamente, têm uma utilidade eclesial, ordenados como são para a edificação da Igreja, o bem dos homens e as necessidades do mundo.

800. Os carismas devem ser acolhidos com reconhecimento por aquele que os recebe, mas também por todos os membros da Igreja. De fato, eles são uma maravilhosa riqueza de graças para a vitalidade apostólica e para a santidade de todo o Corpo de Cristo; desde que se trate de dons verdadeiramente procedentes do Espírito Santo e exercidos de modo plenamente conforme aos impulsos autênticos do mesmo Espírito, quer dizer, segundo a caridade, verdadeira medida dos carismas (257).

Discernindo os espíritos na prática

É pedindo ao Espírito Santo que recebemos esse dom, essa capacidade de discernir as situações e não sermos enganados. Para que você entenda melhor, veja alguns episódios do discernimento dos espíritos aplicado na prática, na Palavra de Deus:

Mt 16,16“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!”. Jesus glorificou o Pai, porque Ele discerniu que quem havia revelado a Pedro que Ele era, foi o Pai. Jesus concluiu que a resposta não tinha vindo da humanidade de Pedro, pois “sem a graça”, ninguém podia dizer que Ele era o Messias.

Mt 16,22“Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá”. A falta de fé, o desejo de agradar, o medo, deram entrada a satanás no pensamento e sentimento de Pedro. Jesus discerniu que o que Pedro dissera, vinha do maligno.

Lc 4,1-13 – Jesus discerniu que as sugestões que lhe vinham na tentação do deserto, não lhe vinham de Deus, mas do maligno para estragar o plano do Pai.

O inimigo é astuto

Repare que nos trechos acima é no mesmo diálogo que Pedro é utilizado pelo Espírito Santo e, gradativamente vai deixando-se levar pelo espírito humano (a preocupação com Jesus). O próximo estágio é ser conduzido para o erro pelo espírito maligno que o induz a tentar tirar Jesus de sua missão.

Também é assim conosco e essa dica é valiosa. Não é uma ação violenta e perceptível. O espírito maligno, aquele que mais importa evitar e renunciar, busca as brechas para ir se alojando e causando o seu estrago. Preste atenção nas pequenas insinuações e situações que aparentam ser inofensivas (ou até positivas) que já te levaram a um grande erro. Pois bem, o fruto do maligno é sempre o pecado, o mal, a tristeza e a morte. Os frutos de cada ação, pensamento ou palavra são eficazes para ajudar a discernir a inspiração. O Espírito Santo de Deus sempre traz vida, alegria, paz e aponta para o céu. Não se engane!

Uma pregação corajosa sobre os perigos satânicos atuais

Nesta pregação profética, o saudoso Padre Léo ensinou com coragem, ainda no ano de 2004, sobre o discernimento dos espíritos e percebemos claramente realidades que vivemos atualmente. Acompanhando o conteúdo percebemos claramente como vamos nos afundando na vaidade do espírito humano, que coloca as pessoas num pedestal, até estarmos abertos para a ação do espírito maligno, que tem dominado a parcela da humanidade que rejeita e blasfema contra Deus (se essa parcela é grande ou pequena, deixo o discernimento com você). Assista com atenção, medite e compartilhe:

Discernimento dos Espíritos – Pe. Léo (29/05/04)

Uma vida nova no poder do Espírito Santo de Deus

Que esses ensinamentos te ajudem a nunca mais agir por impulso e nem permitir que as tarefas do dia sufoquem sua vida espiritual. Precisamos ser conduzidos pelo Espírito Santo e orar em toda a circunstância, sem cessar. Faça isso e perceba a grande diferença que fará na sua existência. Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe e ajude a espalhar essa graça.


Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *