Clicky

Aprenda a poderosa bênção da família que você pode fazer diariamente na sua casa - Altair Fonseca
A bênção das famílias
Orações

Aprenda a poderosa bênção da família que você pode fazer diariamente na sua casa

Você sabia que nem todas as bênçãos são reservadas apenas a sacerdotes e religiosos? A Igreja oferece muitas bênçãos para os leigos e uma delas é a bênção da família. Trata-se de um gesto de amor e cooperação com Deus, de quem quer colocar o Senhor no centro da vida diária de seus entes queridos. Aprenda a seguir e faça em seu lar.

Veja também:

A bênção da família

É bom entender que, por causa do batismo, cada cristão pode ser ele próprio “vetor das bênçãos de Deus”. Entre essas bênçãos oferecidas pela Igreja, há a da família. Considerada como uma “Igreja doméstica”, a família é testemunha privilegiada do amor de Cristo e abençoá-la é um gesto de amor e cooperação com Deus. 

Significado e motivação

“Abençoar” significa “falar bem” (bene et dicere em latim) de Deus. Portanto, a bênção é o ato de trazer Deus para a vida de alguém. Abençoar sua família é colocar o Senhor no centro de sua vida diária, que é marcada naturalmente por momentos de alegria, tristeza ou provações. Uma família que pede a bênção de Deus está confiando sua vida aos cuidados do Senhor.

Abençoar a família é aumentar a fé entre seus membros e torná-los uma bênção uns para os outros. Quem é que não quer isso realizando-se no seu lar?

Família unida em oração
Família unida em oração

Como fazer?

A bênção da família pode ser recitada pelo pai ou pela mãe, especialmente no final de um momento de oração juntos. Pode começar com a leitura da palavra de Deus, por exemplo 1 Cor 12, 12-14: “Somos um só corpo…” ou Ef 4, 1-6: “Reunidos em paz…”. A seguir, todos fazem uma oração comum. Para que todos compreendam o significado da bênção, o leigo que a conduz pode completar a leitura bíblica com seu próprio comentário e sugerir a oração comum mais adequada às circunstâncias. Após a leitura, ele também pode convidar todos os membros da família a cantar um salmo apropriado.

O texto da bênção

Para ser lido pelo pai ou mãe:

“Nós te bendizemos, Deus nosso Pai, porque quiseste que o teu Filho vivesse numa família humana, partilhando as suas alegrias e tristezas. Oramos por nossa família: mantém-na sob tua proteção, fortalece-a com a tua graça, torna-a pacífica e feliz. Ajuda toda a nossa família a ajudar uns aos outros nas provações e sofrimentos. Faz com que vivamos em harmonia e amor, seguindo o exemplo de teu Filho, Aquele que reina contigo para todo o sempre. Amém.”

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Maria de Lourdes
16 de agosto de 2023 at 09:54

Que benção esta postagem Altair. Que alegria ver que não tens vergonha da fé que professas. Sou Religiosa das Irmãs Pias operárias, e nesta semana nacional da família estas partilhas de orações e explicações edificantes nos auxiliam muito. Obrigada que Deus te abençoe e a Virgem Maria te cubra com seu manto sagrado. Unidos pela fé!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *