Clicky

Conheça o Convento da Penha, um dos santuários de devoção mariana mais antigos do Brasil - Altair Fonseca
Convento da Penha
Igrejas, construções e imagens católicas

Conheça o Convento da Penha, um dos santuários de devoção mariana mais antigos do Brasil

A Igreja Católica tem uma bonita história de evangelização no Brasil e alguns lugares ajudam a contá-la. O Convento da Penha é o um dos santuários de devoção mariana mais antigos do país e hoje vamos saber um pouco mais sobre ele.

Veja também:

O Convento da Penha

Um penhasco de 154 metros de altitude abriga o belíssimo Convento da Penha, com vista privilegiada de Vitória e Vila Velha, no estado do Espírito Santo, a 500 metros do mar. O Convento conta com uma área de 632.226 m2, que ostenta no seu entorno imponente e preservada parte da mata atlântica, e em seu interior, O Santuário de Nossa Senhora da Penha, fundado por Frei Pedro Palácios, um frade espanhol que chegou ao Brasil em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias.

O Convento da Penha é formado pela Capela (Santuário) onde são celebradas Missas diariamente; mirantes, recantos, praça de alimentação; Campinho (local onde há estacionamento) onde também são realizadas Missas; as salas dos Milagres e Exposições; secretaria com atendimento de confissões e outros cantinhos especiais.

O espaço que mais chama a atenção é o da Igreja com sua preciosa Capela-Mor. Ela é revestida parcialmente com madeira em cedro, entalhada com motivos fitomorfos, executada pelo escultor português José Fernandes Pereira, nos anos de 1874 a 1879, inclusive o assoalho com trabalho de marchetaria, que no ano de 1980 foi reformado.

Foto: Zanete Dadalto
Foto: Zanete Dadalto

O Altar Mor da Igreja, remodelado em 1910, possui mais de 200 peças de 19 tipos diferentes de mármore que adornam o retábulo e colunas. Além disso, possui cuidadosa talha de madeira dourada do escultor italiano Carlo Crepaz, que adota a caligrafia de ornamental do ecletismo pontuada por capitéis, coríntios, festões, guirlandas com elementos vegetalistas, medalhões, anjos e frontão, datando do século XIX.

No centro do retábulo, há o nicho de Nossa Senhora, que abriga a Imagem da Virgem da Penha, de origem portuguesa, de 1569. A imagem é ladeada por anjos e querubins e honrada com as imagens dos maiores santos franciscanos: São Francisco de Assis e Santo Antônio de Lisboa e de Pádua (como pode ser observado na imagem acima).

As paredes da capela são adornadas com primorosas obras paisagísticas do Convento da Penha, realizadas por Vitor Meireles, encomendadas por Frei João Costa, entregues em 1877, e as obras sacras de Benedicto e Pedrina Calixto, que assinaram as mesmas nos anos de 1926 a 1927.

Séculos de história, fé, esperança, devoção e coragem têm sua memória preservada neste local, que é considerado o maior atrativo turístico e religioso do estado do Espírito Santo.

A seguir vamos conhecer outros locais do Convento.

Portaria principal

A entrada do Convento é gratuita e sua portaria está localizada na Rua Vasco Coutinho. Logo na chegada, o romeiro pode adquirir bilhetes para subida de vans que operam no Santuário ou pode caminhar pela calçada. A partir deste ponto já é possível contemplar a mata atlântica.

Portaria do Convento da Penha
Portaria do Convento da Penha

Estrada de acesso

A principal estrada de acesso ao Convento foi construída no ano de 1928, em pleno século XX. Possui calçamento de pedras, calçadas, lixeiras ao longo do caminho e placas de sinalização viária. Chamada Alameda Dom Luiz Scortegagna, é uma Rodovia Estadual, possuindo 1.200 metros de extensão.

Estrada de acesso ao Convento-da-Penha
Estrada de acesso ao Convento-da-Penha

Ladeira da Penitência

Também conhecida como a “Ladeira das Sete Voltas” ou ainda como “Estrada das Sete Alegrias de Nossa Senhora”, foi a primeira via de acesso ao Convento. Trata-se um caminho que permite acessar o Campinho do Convento, exclusivo para pedestres.

“Penitência” é devido ao seu acentuado aclive e disformidade de calçamento feito de “pé-de-moleque”, o que exige esforço para subi-la, além de bastante atenção, já que há muitas pedras escorregadias.

O nome de “Ladeira das Sete voltas” foi colocado em virtude das exatas sete curvas graciosas, como que serpenteia pela mata, com seus recantos maravilhosos e convidativos à meditação e à oração a cada volta. As Sete Voltas também insinuam as “Sete Alegrias de Nossa Senhora”, a cada volta, uma alegria; apreciada assim sob uma devoção instituída e propagada pela Ordem Franciscana.

Estrada das Sete Alegrias de Nossa Senhora
Estrada das Sete Alegrias de Nossa Senhora

Altar de São Francisco de Assis

A Imagem de São Francisco de Assis não poderia estar em outro lugar, senão em meio à natureza, onde ele tinha seu próprio lar. Cercada pela Mata Atlântica, a estrada principal de acesso ao Convento conta com pinturas, artes naturais, molduras sutilmente formadas pelas árvores e também o destaque ao Santo Padroeiro da Ecologia, fundador da Ordem Franciscana e grande defensor da criação. Aqui, muitos romeiros aproveitam para rezar diante da Imagem.

Altar de São Francisco de Assis
Altar de São Francisco de Assis

Lanchonete e lojinha

No Convento da Penha, o romeiro dispõe de uma estrutura com lanchonete e lojinha de produtos oficiais logo na chegada do Campinho.

Estrutura para romeiros
Estrutura para romeiros

Recanto São Francisco e Mirantes

O Recanto São Francisco é um espaço pensado para ser como uma extensão, um complemento da Capelinha de São Francisco, onde os visitantes podem passar e desfrutar da beleza de Deus expressa na natureza. Nele, há bancos, plantas, flores, pássaros, grades de proteção e uma vista privilegiada para o monumento, para o Morro do Moreno e para a 3ª Ponte.

Nos mirantes há acesso para todas as pessoas, com rampas e grades de proteção para maior segurança.

Recanto São Francisco
Recanto São Francisco

Campinho

Ao pé do penhasco, onde foi construída a Capela, fica uma área grande que hoje é conhecida como Campinho, que nos dias normais funciona como estacionamento. Em dias de Festa, como a da Padroeira do Espírito Santo, as Missas principais são ali celebradas, e com essa finalidade, foi construído um altar fixo no local. Daí é possível ter uma das mais belas imagens do Convento.

Campinho do Convento da Penha
Campinho do Convento da Penha

Capelinha São Francisco de Assis

Localizada no Campinho do Convento da Penha, a Capelinha de São Francisco de Assis é um lugar encantador. Teve sua construção iniciada no ano de 1558 e finalizada em 1562. Fundada por Frei Pedro Palácios, pequena capela possui extensão aproximada de 20m², com telhado em estilo colonial e pintura de cal. No interior, há um pequeno Altar dedicado a Francisco de Assis.

O local é de fácil acesso e atrai centenas de visitantes, muitos impossibilitados fisicamente de subir até o alto da Montanha Sagrada, fazem suas orações e súplicas dali mesmo. No interior, a Imagem de São Francisco de Assis em madeira, uma cruz franciscana e dois genuflexórios, ajudam a compor o clima orante, além da paz da natureza.

Capelinha de São Francisco de Assis
Capelinha de São Francisco de Assis

Sala dos Milagres

A “Sala dos Milagres”, foi inaugurada em 31 de janeiro de 1952, sendo inteiramente reformada, no ano de 1956. Está localizada no andar superior da antiga “Casa dos Romeiros” (construída em 1774). Ao longo dos anos, os devotos traziam mechas de cabelo, muletas, roupas, fotografias, cartinhas, capacetes, e muitos outros objetos. Aqui são vistos testemunhos de graças extraordinárias em causas consideradas perdidas.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Penha (réplica) também fica em uma redoma na Sala dos Milagres. Há ainda genuflexórios e bancos para os devotos que desejam fazer o momento de prece e agradecimento.

Sala dos Milagres
Sala dos Milagres

Sala de exposições

No Alto da Penha Sagrada, muitas marcas de devoção estão por toda a parte. É também no cume da Sagrada Montanha que está localizada a “Salinha dos Milagres” e bem ao lado, o espaço do “Antigo Museu do Convento”, que nos dias atuais abriga a nova “Sala de Exposições”.

Sala de exposição
Sala de exposição

Secretaria

A Secretaria do Convento está localizada em cima das Salas de Exposições e dos Milagres. No local são realizados atendimentos de confissões, venda de alguns produtos personalizados, garrafinhas com água benta e camisas. Também neste espaço, é possível anotar intenções para Missas, fazer doações, tornar-se associado da Associação dos Amigos do Convento e obter informações.

Funcionamento diário: das 7h30 às 16h30. Tel.: (27) 3329-0420

Com informações de Convento da Penha.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *