Clicky

Como é dura a vida de quem tem o coração duro - Altair Fonseca
coração duro
Inspirações e conselhos

Como é dura a vida de quem tem o coração duro

Você já parou para pensar em como é dura a vida de quem tem o coração duro? A pessoa de coração fechado não está interessada em ouvir, interagir, aconselhar e amar, mas apenas quer empurrar a sua opinião e seus preconceitos aos outros. Deus é amor, um amor zeloso que não quer nos deixar no erro, mas que ensina com muita caridade e respeito. O Senhor nos dá liberdade e não quer que O amemos por medo ou obrigação, mas por livre vontade.

Veja também:

O coração duro não permite a ação do amor de Deus

Deus é amor em plenitude. É do Senhor que brota tudo o que fazemos de bom e, sem Ele, nada podemos fazer. Mesmo se dizemos que estamos agindo em nome do Senhor, se estamos julgando, dando péssimos exemplos e se não conseguimos amar os irmãos, somos mentirosos. É mentiroso quem fala de Deus e odeia uma outra pessoa só porque pensa diferente e nesses tempos de ânimos acirrados precisamos meditar sobre isso.

Deus nos ama
Deus nos ama e devemos amar-nos uns aos outros

O amor não julga, não aponta o dedo, não humilha, mas também não se alegra em mentir e deixar alguém no erro. É fato que a Palavra de Deus vai contra os ensinamentos do mundo e incomoda quem ainda caminha nas trevas. Portanto, deixar de falar a verdade (com sabedoria) somente para não desagradar alguém também não é amor.

Por exemplo, se vejo você subindo na sua bicicleta sem freio para descer a maior ladeira da cidade, devo te avisar ou ficar calado para não te ofender por ter descuidado da manutenção de sua bicicleta? A resposta é óbvia: se te amo e me importo com você, preciso te alertar do perigo. Na vida espiritual também deve ser assim. Quando em oração cuidamos de nossa vida e buscamos proximidade com Deus, Ele nos permite ser instrumento para avisar, aconselhar e ensinar com amor. Na verdade, quem percebe que alguém está no erro e não avisa, acaba sendo igualmente responsável em caso de condenação.

O coração duro não nos deixa compreender o amor

Jesus, o amor encarnado, esteve entre nós e foi incompreendido, muitas vezes até por aqueles que caminhavam com Ele. Vejamos: “Mas Jesus logo falou: ‘Coragem, sou eu! Não tenhais medo!’ Então subiu com eles na barca. E o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido” (Mc 6,50). Olhar as coisas sem meditar profundamente com o coração aberto, como fazia a Virgem Maria, fecha a nossa vida para a ação do Espírito Santo e nos faz tomar atitudes precipitadas.

Quantas vezes você e eu já não nos arrependemos de ter respondido alguém rapidamente e de cabeça quente? Quantas atitudes impensadas tomamos no calor do momento? Quantas escolhas erradas transformam toda uma vida e poderiam ser evitadas com um pouco de silêncio e oração?

Essas perguntas nos levam a meditar sobre como temos reagido a tudo o que recebemos diariamente. Deus é amor, ilumina nossas vidas e não nos deixa caminhar nas trevas. Todo o nosso entendimento é regado pela fonte de água viva se nos dispomos a sair da bolha de frieza e ódio que tem sido criada, principalmente nas redes sociais.

Um olhar além

A partir dessas humildes meditações você recebe um convite de pensar além e aplicar na sua vida, em tudo o que pode melhorar no dia de hoje, e pode formular também a sua oração, a sua conversa com Deus.

Que Deus toque os nossos corações e nos permita olhar além, bem acima das limitações deste mundo, acima dos erros e do pecado. Que o nosso maior prazer seja buscar descobrir e realizar a vontade do Senhor em nossas vidas hoje e sempre. Amém!

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *