Clicky

Com esses 4 passos você nunca mais vai ler a Bíblia de maneira descuidada - Altair Fonseca
ler a Bíblia
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

Com esses 4 passos você nunca mais vai ler a Bíblia de maneira descuidada

Ler a Bíblia não é a mesma coisa que ler um livro comum, afinal, ela é Palavra de Deus e merece um cuidado especial. A Lectio Divina é a leitura orante das Sagradas Escrituras e é sobre essa maneira profunda de contato com os textos sagrados que vamos falar hoje.

Veja também:

4 passos para ler a Bíblia de maneira mais profunda

Os 4 passos da Lectio Divina
Os 4 passos da Lectio Divina

1 – Ler (lectio)

Mas não é ler de qualquer jeito, é ler com respeito e profundidade pois é o próprio Cristo vivo que nos fala pelas Sagradas Escrituras. Ele é o verbo de Deus que se fez carne, habitou entre nós e se comunica conosco. É importante nessa primeira leitura usar a memória e tentar reter o máximo de informações possíveis.

2 – Meditar (meditatio)

Meditar não é buscar sentimentos, mas buscar uma verdade. A verdade do amor a você manifestado por Cristo fica evidente a partir do momento em que você percebe que Ele pensou em você a cada detalhe. Ele fala pessoalmente com você em cada contato com a Sua Palavra.

3 – Orar (oratio)

Agora que você já pegou a Palavra de Deus, é hora de entregá-la de volta a Ele em forma de oração. Você deve querer manifestar o seu amor a Cristo e realizar atos que alimentam as virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Entendendo o amor de Jesus por você, é o momento de pedir tudo o que é necessário para corresponder a este amor.

4 – Contemplar (contemplatio)

Trata-se de permanecer na presença deste Deus. Lembremos que a presença de Deus é uma presença ativa. Jesus está presente, Se doando a nós. Portanto, devemos permanecer nessa presença como o evangelista São João, que se reclinou no peito do Mestre .

Quais são os passos da “Lectio Divina”? 

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *