Clicky

A vida interior não é egoísta, mas muita gente tem se enganado - Altair Fonseca
Falar menos e rezar mais
Vídeos

A vida interior não é egoísta, mas muita gente tem se enganado

A vida interior não é egoísta, muito pelo contrário, é uma doação constante, pois quando rezamos estamos realizando também um importante trabalho. Mas rezar não seria uma perda de tempo enquanto tanta gente está precisando de atitudes mais concretas? Muita gente tem se confundido com essa pergunta, já que há correntes de pensamento que afirmam que rezar não é agir. Será que todos os Santos eram improdutivos e estavam errados?

Veja também:

A vida interior não é egoísta

O episódio de Marta e Maria nos ensina muito sobre qual é a melhor parte. Este é um ensinamento que sai da boca do próprio Jesus, mas porque tanta gente ainda acha que um ativismo desenfreado é mais produtivo do que a oração? Há funções importantes e atividades que precisam ser realizadas com zelo, mas ninguém faz mais bem ao mundo do que aqueles que rezam.

Falar menos e rezar mais
Falar menos e rezar mais

Quando você reza você faz mais do que quando você fala ou trabalha

Mesmo as obras importantes são estéreis se não forem regadas pela oração e pelo amor. É por isso que Santa Teresinha do Menino Jesus é padroeira dos missionários sem nunca ter saído do Carmelo. Ela entregou sua vida em oração por todas as missões e fez muito mais do que grandes pregadores.

Negar essas verdades é negar e economia da salvação ensinada pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana. “A fé sem obras é morta” (Tg 2,17), mas “O justo viverá pela fé” (Rm 1,17). Essas duas palavras parecem contrárias entre si, mas na verdade uma complementa a outra. A fé nos leva a realizar as obras que agradam a Deus e a oração é uma das obras que mais agradam a Deus. Regadas pela oração, todas as outras obras frutificam no Senhor e, assim, as duas palavras são verdadeiras e se completam.

Mas atenção, a ação sem estar centrada em Deus torna-se infrutífera e apenas nos tira daquilo que mais importa, a exemplo da Marta agitada do Evangelho. A seguir vamos conferir mais um episódio da série A Alma de Todo Apostolado, de Frei Gilson, que nos fala exatamente deste tema:

A oração não é egoísta e nem estéril

As atitudes de fé corretas são capazes de transformar nossa vida para sempre! É por isso que a vida interior nos aproxima de Deus, que a prioridade. Todo o resto virá por acréscimo.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *