Clicky

O remédio para não desanimar na fé e não cair na tibieza - Altair Fonseca
tibieza
Inspirações e conselhos / Vídeos

O remédio para não desanimar na fé e não cair na tibieza

Perder o ânimo, a alegria e o fervor na fé são características da tibieza, que basicamente é um esfriamento espiritual. Quando você percebe que não há mais o mesmo ânimo na vida espiritual e que gradativamente vem acontecendo uma preguiça na hora de viver as coisas de Deus, eis aí um sinal de alerta. Muita gente caiu na tibieza exatamente no período da pandemia e hoje vamos meditar sobre o remédio para não desanimar na fé.

Veja também:

Tibieza não é secura espiritual

Primeiro devemos entender que tibieza não é secura espiritual. Na caminhada espiritual de todo ser humano, aparecem momentos em que tudo parece um abismo e as respostas se esvaem. Há uma aridez e tudo parece estar perdido. O deserto é o momento de libertação das amarras que criamos para nós mesmos. Faz-se necessário deixar essas situações interiores que nos prendem, se queremos caminhar. Portanto, o deserto é lugar do confronto e do amadurecimento.

Uma alma tíbia é uma alma morna, fraca, preguiçosa, desanimada e sem fervor. Esta “doença” traz sérias consequências, não só à nossa vida espiritual, mas a todas as realidades da nossa existência.

Por que caímos na tibieza?

Inicialmente porque começamos a compactuar com o pecado venial, aquele pecado mais leve, que não leva para o inferno. O perigo é que acabamos não dando importância a esses pecados menores e vamos abrindo brechas em nosso coração para a tibieza espiritual. Além disso, os pecados veniais cometidos com descuido vão abrindo espaço para as grandes quedas nos pecados mortais.

O perigo dos pecados veniais
O perigo dos pecados veniais

Como bem diz Frei Gilson, não podemos ter essa familiaridade com o pecado venial, que nos afunda na tibieza. A seguir você confere um vídeo da série A Alma de Todo Apostolado que nos mostra mais detalhes e nos ajuda a fugir dessa doença espiritual. Precisamos pensar mais na eternidade, já que quem pensa na eternidade não vive a vida de qualquer jeito.

Tibieza da vontade

Não podemos viver de aparências, mas sim de uma profunda intimidade com Deus. Para isso, utilizemos as armas apontadas para vencer a tibieza pela oração, meditação da Palavra, Sacramentos e muita fé. Não vamos desanimar pois o Senhor está conosco!

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *