Clicky

Você não tem pecados mortais? Tome cuidado para não fazer uma Confissão inválida - Altair Fonseca
Confissão
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

Você não tem pecados mortais? Tome cuidado para não fazer uma Confissão inválida

Qual é a causa mais comum de uma Confissão ser considerada inválida? Este sacramento que nos purifica e cura dos pecados cometidos é fundamental na chamada economia da salvação. A Confissão inválida faz com que não nos beneficiemos dessas graças e precisamos entender melhor este assunto.

Veja também:

O sacramento da Confissão nos cura

Antes de tudo, precisamos entender mais profundamente os benefícios e a utilidade do sacramento da Penitência ou Reconciliação (Confissão), que juntamente com a Unção dos Enfermos, são os chamados sacramentos de cura.

Os sacramentos de cura
Os sacramentos de cura

Padre Adriano Zandoná nos ajuda entender melhor essa realidade: “Segundo o Catecismo da Igreja, o sacramento da Confissão é também um sacramento profundo de cura. Você pode e deve usufruir dele quantas vezes quiser e precisar, sem medo, pois através dele Deus perdoa todos os seus pecados, retirando, assim, o poder e a autoridade do mal sobre sua vida. Confessar-se é uma graça muito grande que nos confere uma força inigualável e faz um bem incrível para nossa alma, mente e coração, libertando-nos (gradativamente) do poder e domínio dos vícios e fraquezas que dominam sobre nós”.

Os efeitos da Confissão

Para entendermos melhor os efeitos da Confissão, vale a pena meditarmos sobre o que nos diz o número 1468 do Catecismo da Igreja Católica.

Os efeitos da Confissão
Os efeitos da Confissão

O parágrafo 1468 do Catecismo continua nos dizendo que: “Portanto, a finalidade e o efeito deste sacramento é a reconciliação com Deus. Os que recebem o sacramento da Penitência com coração contrito e disposição religiosa ‘podem usufruir a paz e a tranquilidade da consciência, que vem acompanhada de uma intensa consolação espiritual’. Com efeito, o sacramento da Reconciliação com Deus traz consigo uma verdadeira ‘ressurreição espiritual’, uma restituição da dignidade e dos bens da vida dos filhos de Deus, entre os quais o mais precioso é a amizade de Deus”.

Não faça uma Confissão inválida

Toda confissão, para que tenha validade, parte do princípio de que estamos arrependidos e nos esforçaremos para não cairmos novamente em determinada falta. É somente pela graça de Deus que conseguimos ir vencendo nossos vícios, mas confessar-se já pensando em cometer novamente o mesmo pecado torna a Confissão inválida.

A seguir, de maneira bem resumida, entenda este ponto com o Padre Leonardo:

Não tem pecados mortais? CUIDADO para não fazer uma Confissão INVÁLIDA!

Precisamos entender que a Confissão não pode transformar-se numa atividade mecânica e rotineira, feita de maneira automática e sem o devido arrependimento dos pecados. Que o Senhor nos dê sempre a graça da contrição por nossas faltas e que possamos sempre recorrer à Sua infinita misericórdia.

Crédito da imagem do topo: Confissão [Croped], Pietro Antonio Novelli, 1779, Domínio Público – Wikimedia Commons.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *