Esqueça o Halloween e celebre os Santos com essas 10 sugestões - Altair Fonseca
Esqueça o Halloween e celebre os Santos com essas 10 sugestões
Inspirações e conselhos

Esqueça o Halloween e celebre os Santos com essas 10 sugestões

O Halloween vai contra a fé católica e você precisa saber disso antes de querer participar de alguma festa que celebra as trevas e o mal. Hoje nós vamos saber mais sobre isso e conheceremos 10 opções para celebrarmos os Santos e não os espantos.

Veja também:

Em um artigo publicado pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), a advogada Alejandra María Sosa Elízaga, propõe 10 sugestões práticas para festejar em família, em grupo ou com a comunidade paroquial na véspera da Solenidade de Todos os Santos, dia 31 de outubro. Essas são as opções para os católicos que renunciam ao mal e assumem a Jesus Cristo como o Senhor de suas vidas. Alejandra nos diz:

“Como todos os anos, por causa dessa data, comércios e ruas estão inundados de diabos, fantasmas, monstros, esqueletos (caveiras), e demais parafernálias de ‘Halloween’. Muitas pessoas tomam isso como algo normal e até divertido, mas, pensando bem, do ponto de vista cristão, o que tem de divertido em disfarçar as crianças ou decorar a casa com personagens que representam o mal, a escuridão, o oposto daquele que é a Luz do mundo, inimigos do Senhor em quem cremos?”

O criativo título do artigo é: “Celebramos os santos, não os espantos!”. Nele, a advogada nos mostra que a intenção é organizar “uma festa simples, divertida, na qual estejam presentes as duas coisas que as crianças mais gostam do Halloween: fantasias e doces, mas dando-lhes um toque, para que não seja uma festa pagã e muito menos anticristã”.

Esqueça o Halloween e celebre os Santos com essas 10 sugestões:

1. Fantasias de santos

Que todos, crianças e adultos, se fantasiem de santos e cada um diga por que escolheu essa fantasia, o que mais gosta desse santo ou santa.

2. Doces com santinhos

Não dê guloseimas decoradas de Halloween para crianças que baterem à porta pedindo doces. Dê doces normais, enfeitados com carinhas sorridentes com auréolas; presenteie também com santinhos.

3. Realizar atividades por equipes

Divida os participantes da festa em equipes, dê materiais (papel, cordas etc.) para que se divirtam elaborando uma fantasia de santo para algum membro do grupo; que cada equipe explique por que escolheu aquele santo e conte o que sabe sobre sua vida. Dê a todos prêmios por sua criatividade e esforço.

4. Desenhar os santos

Que crianças e adultos se entretenham fazendo e pintando desenhos de seus santos favoritos (não precisa sair perfeito) para colá-los na parede em exposição.

5. Fazer fotografias dos participantes com auréolas

Recorte auréolas de papel e cole-as na parede em diferentes alturas, para que os participantes parem diante delas e possam fazer uma foto, na qual pareça que têm auréola. As fotografias de todos como santos ficam muito simpáticas.

6. Contar histórias

Que cada um dos participantes se prepare antecipadamente para contar alguma história interessante, comovente ou divertida sobre algum santo.

7. Festival de vídeo

Organize um mini festival de vídeos da vida dos santos.

8. Frases de santos por todo local

Coloque entre os avisos da Igreja ou em alguma parede do local papéis com frases favoritas de diversos santos, sobretudo, do santo padroeiro dessa igreja particular.

9. Celebrar uma Missa

Participem juntos no dia 1º de novembro da Missa da Solenidade de Todos os Santos.

10. Ler o Catecismo

Leia o que o Catecismo da Igreja Católica ensina sobre os santos (entre eles os numerais 956 e 957) e, ao final, faça uma oração para pedir a intercessão dos santos, em especial dos padroeiros ou favoritos dos participantes.

Luz ou trevas?

Como já foi dito, precisamos entender que seguimos Aquele que é a verdadeira Luz e que não podemos servir a dois senhores. Se queremos “estar na moda” do mundo, estamos automaticamente nos afastando de Jesus. Luz ou trevas? Qual a sua escolha?

Quem segue a Jesus não anda nas trevas
Quem segue a Jesus não anda nas trevas

Que Jesus Cristo, o caminho, a verdade e a vida, nos conduza à vida eterna no Céu, onde nem as artimanhas do diabo e nem as trevas da morte poderão nos ameaçar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.