Clicky

Nenhuma Missa é mais poderosa do que a outra e os católicos precisam aprender isso - Altair Fonseca
Não existe Missa mais poderosa do que a outra
Conhecimento da Igreja Católica

Nenhuma Missa é mais poderosa do que a outra e os católicos precisam aprender isso

Toda Santa Missa é importante, mas infelizmente muitos católicos ainda não entenderam essa realidade e acabam dando mais importância para detalhes secundários. Tem gente que escolhe Missa por causa do padre, de elementos culturais inseridos nos ritos ou acha que uma Missa é mais poderosa do que a outra. No conteúdo de hoje veremos o alerta importante de um cardeal nigeriano.

Veja também:

Nenhuma Missa é mais poderosa ou mais importante do que a outra

Não existem missas mais poderosas que outras, porque “toda Missa tem um valor infinito diante de Deus”, afirmou o cardeal John Onaiyekan, arcebispo emérito de Abuja, Nigéria, em uma catequese no Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste, na Hungria.

“Em alguns lugares do mundo, com frequência, ouvimos sobre alguns sacerdotes que afirmam possuir poderes especiais e que a santa missa que eles celebram são mais poderosas que outras, com suas implicações monetárias para fiéis devotos, mas crédulos. Nada disso tem a ver com a nossa fé católica. Toda missa tem um valor infinito diante de Deus, disse Onaiyekan.

Cardeal Onaiyekan durante sua catequese / Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
Cardeal Onaiyekan durante sua catequese / Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa

“Esse é o motivo pelo qual, independentemente de quem celebre a missa, deve observar um mesmo ritual, especialmente no que diz respeito aos elementos centrais da oração eucarística”, explicou. “Não importa quem seja o ministro. Se é o papa, um bispo ou um sacerdote recém-ordenado. Jesus é quem está celebrando”.

O cardeal pediu celebrações mais respeitosas, pois “a celebração da Eucaristia é a recriação do que Jesus realizou na Última Ceia. Quando nos reunimos ao redor da mesa da celebração eucarística, é Jesus que está celebrando a Eucaristia”.

Para ele, “a liturgia católica não tem espaço para extravagâncias teatralizadas e representações criativas que roçam o entretenimento vulgar que não é digno do culto cristão.”

Toda Santa Missa é importante

Não existe uma Santa Missa mais importante do que a outra
Não existe uma Santa Missa mais importante do que a outra

“O sacerdote é um ministro humano que celebra na pessoa de Cristo”, disse Onaiyekan, “mas, junto com o sacerdote, toda a congregação se une também à celebração da Eucaristia, já que a Eucaristia é celebrada por todo o corpo de Cristo, tanto pela sua cabeça como pelos seus membros”.

“É por isso que o Concílio Vaticano II insiste na participação ativa de todos os que estão presentes na missa. Não assistimos à missa para ver um espetáculo como espectadores. Vamos à missa para participar da ação sagrada na qual se recria plena e completamente a refeição eucarística de Jesus na Última Ceia”, disse o cardeal.

Vários ritos, única Eucaristia

“Embora agora tenhamos a celebração da Eucaristia segundo uma variedade de ritos, o coração da Eucaristia permanece igual. Da mesma forma, ainda hoje, mesmo mantendo o coração da celebração eucarística, a Igreja fomenta a adaptação da celebração segundo a diversidade de culturas e épocas. Assim, a celebração da Eucaristia tornou-se um objeto muito importante da inculturação da liturgia, da qual tanto se falou”, disse o cardeal.

Onaiyekan advertiu contra os perigos de colocar muita ênfase na inculturação: “Não devemos esquecer que, independentemente do que façamos com a inculturação, não deve ser uma simples ou primária promoção da nossa cultura, embora isso também seja importante. Pelo contrário, o objetivo principal dela deve ser assegurar que o coração da mensagem e o significado da Eucaristia possam ser transmitidos com maior clareza aos povos de diferentes culturas e épocas”.

Na Missa e na vida do cristão, Cristo é o centro

A catequese do cardeal Onaiyekan é um alerta para nós e traz diversos outros ensinamentos nesse sentido. Portanto, se Cristo é o centro, tudo o que tira a nossa atenção do Senhor é dispensável. Que o Espírito Santo de Deus direcione a nossa atenção ao que realmente importa. Compartilhe este conteúdo para que atinja mais corações!

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *