Clicky

Colocar a culpa nos outros é coisa de criança, nos alerta o Papa Francisco - Altair Fonseca
Conselhos do Papa Francisco
Inspirações e conselhos

Colocar a culpa nos outros é coisa de criança, nos alerta o Papa Francisco

A nossa fraqueza, como pecadores que somos, nos leva a querer colocar a culpa nos outros em diversas situações. Essa atitude esconde uma vontade de aliviar nossas fraquezas expondo as imperfeições alheias. Mas se todas as pessoas agissem assim, o mundo seria um lugar hostil, onde seria alimentada uma cultura de ódio, acusações e divisões em todos os grupos que pensam diferente. Bem, é exatamente assim que a humanidade está agindo e os resultados são visíveis. Como você e eu podemos mudar? Papa Francisco nos ajuda.

Veja também:

Colocar a culpa nos outros é coisa de criança

Em um domingo, no dia 29 de agosto, o Papa Francisco alertou que os fiéis católicos devem se preocupar menos com a formalidade externa do que com o coração da fé. É atitude dos fariseus preocupar-se apenas com o exterior e viver apontando as falhas dos outros. A seguir, partilhamos algumas palavras do Papa com ensinamentos simples, mas muito profundos:

“Peçamos na oração a graça de não perder tempo poluindo o mundo com queixas, porque isto não é cristão. Pelo contrário, Jesus convida-nos a olhar para a vida e para o mundo a partir do nosso coração. Se olharmos para dentro, encontraremos quase tudo o que odiamos fora. E se pedirmos sinceramente a Deus para purificar os nossos corações, então começaremos a tornar o mundo mais limpo. Pois há uma forma infalível de vencer o mal: começar por vencê-lo dentro de si mesmo. Os primeiros Padres da Igreja, os monges, quando lhes perguntavam: “Qual é o caminho para a santidade? Como devo começar?”, diziam, o primeiro passo é acusar-se a si mesmo: acusa-te a ti mesmo. A acusação a nós mesmos. Quantos de nós, em algum momento do dia ou durante a semana, somos capazes de nos acusarmos a nós mesmos? “Sim, aquele fez-me isto, aquilo… aquele uma barbaridade…”. Mas eu? Faço o mesmo, ou faço-o doutro modo… É sabedoria: aprender a acusar-se a si mesmo. Experimentai a fazê-lo, far-vos-á bem. A mim faz bem, quando o consigo fazer, mas faz bem, a todos fará bem”.

Para de ficar jogando a culpa para os outros
Para de ficar jogando a culpa para os outros

Olhemos para nós mesmos

A lição que tiramos desse ensinamento cheio de amor é que quando vier a tentação de colocar a culpa nos outros, devemos olhar para nós mesmos. Que você e eu vigiemos o nosso interior e peçamos a graça de sermos pessoas cada vez melhores para fazermos a nossa parte neste mundo. Por que tentar tirar o cisco do olho alheio quando tem uma trave no nosso?

As artes utilizadas com autorização do artista neste post são do talentoso Raúl Berzosa.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *