Clicky

Qual é a diferença entre assunção e ascensão? Entenda de maneira simples - Altair Fonseca
Entenda a diferença entre assunção e ascensão
Conhecimento da Igreja Católica

Qual é a diferença entre assunção e ascensão? Entenda de maneira simples

Qual é a diferença entre assunção e ascensão? Ao ouvirmos falar da assunção da Virgem Maria e da ascensão de Jesus Cristo podemos ficar confusos sobre a diferença entre uma coisa e outra. No conteúdo de hoje vamos entender de maneira simples essas duas realidades, o que contribui para rezarmos melhor e meditarmos sobre cada uma delas.

Veja também:

A diferença entre assunção e ascensão

Em primeiro lugar, não podemos confundir a Ascensão de Jesus com a Assunção da Virgem Maria. A diferença entre as duas realidades é muito simples: na Ascensão, Jesus Cristo sobe ao céu por Sua própria força e na Assunção, Maria é elevada ao céu, não por sua força, mas pela graça de Deus.

A Assunção da Virgem Maria

Sobre a Assunção da Virgem Maria
Sobre a Assunção da Virgem Maria

Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte” (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 966).

A Igreja declara, no Dogma de Nossa Senhora Assunta ao Céu, que Maria foi elevada à presença de seu filho Jesus e de Deus no céu de corpo e alma porque ela não teve pecado.

O Dogma da Assunção da Virgem Maria foi proclamado solenemente pelo Papa Pio XII no dia 1º de novembro de 1950. A sua festa é celebrada no dia 15 de agosto.

A Ascensão do Senhor

Sobre a Ascensão do Senhor
Sobre a Ascensão do Senhor

A Ascensão é uma solenidade litúrgica comum a todas as Igrejas cristãs, que é celebrada 40 dias depois da Páscoa da Ressurreição. Com a Ascensão ao Céu conclui-se a presença de Cristo no contexto histórico e inaugura-se a história da Igreja. 

“Cristo morreu e voltou à vida para ser Senhor dos mortos e dos vivos (Rm 14, 9). A ascensão de Cristo aos céus significa a sua participação, na sua humanidade, no poder e autoridade do próprio Deus. Jesus Cristo é Senhor: Ele possui todo o poder nos céus e na Terra. Está ‘acima de todo o principado, poder, virtude e soberania’, porque o Pai ‘tudo submeteu a seus pés’ (Ef 1,20-22). Cristo é o Senhor do cosmos e da história, N’Ele, a história do homem, e até a criação inteira, encon­tram a sua ‘recapitulação’, o seu acabamento transcendente” (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 668).

Concluindo

A Assunção da Virgem Maria e a Ascensão do Senhor nos atentam para as realidades celestes. Você e eu precisamos entender que somos cidadãos do céu vivendo provisoriamente na terra. Fomos criados para o céu e para a glória eterna, mas só conquistaremos essa vitória se tomarmos posse do Reino de Deus com o nosso sim diário. Este sim acontece quando dizemos sim a Deus e Seus mandamentos e não ao pecado.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *