Clicky

Discípulo e Apóstolo. Você sabe qual é a diferença? - Altair Fonseca
Sobre o apostolado
Conhecimento da Igreja Católica

Discípulo e Apóstolo. Você sabe qual é a diferença?

Discípulo e Apóstolo. Você sabe qual é a diferença? Ao nos depararmos como esses dois termos podemos ter dúvidas sobre o significado de cada um deles. Entender a diferença entre discípulo e apóstolo nos ajuda a penetrar mais profundamente no significado dos textos para alcançarmos uma melhor compreensão.

Veja também:

Discípulo e Apóstolo, qual é a diferença?

Diversos trechos do Evangelho mostram várias pessoas que seguiam Jesus Cristo. Dentre eles, alguns foram chamados de discípulos, outros de Apóstolos. O Missionário Redentorista Pe. João Paulo Santos nos ajuda a entender a diferença entre os dois: Discípulo significa “aquele que aprende”; e Apóstolo “aquele que é enviado”.

A diferença entre Apóstolo e discípulo
A diferença entre Apóstolo e discípulo

O sacerdote nos explica que todos os Apóstolos, necessariamente são discípulos, mas nem todos os discípulos são chamados ao apostolado. “Quando Jesus chamou as pessoas para colaborar com a Sua missão, antes de tudo, chamou as pessoas para estar com Ele, isto é, para ser Seus discípulos e aprender de Jesus aquilo que Ele era, a Sua mensagem”, ressaltou Pe. João Paulo.

A história da salvação conta que, por onde Jesus passava, os discípulos iam se juntando a Ele.  Os discípulos que receberam a missão de seguir são os Apóstolos. “Os discípulos são um grupo mais aberto, mais extenso, que perpassa todo o Evangelho, pessoas que iam seguindo Jesus. Já os Apóstolos, tecnicamente, reconhecemos aqueles Doze que, inicialmente, Jesus chamou para começar a Sua missão”, conclui o padre.

O apostolado dos leigos

Entendendo a profundidade desses termos, é ainda mais importante entender que todos nós somos chamados ao apostolado. Jesus Cristo conta com a nossa contribuição para a propagação da mensagem da salvação. Portanto, você e eu temos o direito e a obrigação de trabalharmos pelo Reino de Deus. Veja o que nos diz o Catecismo da Igreja Católica:

Sobre o apostolado dos leigos
Sobre o apostolado dos leigos

Que possamos buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça com a certeza de que todo o resto que for necessário nos será dado por acréscimo. Tenhamos fé neste Deus que cumpre todas as suas promessas e nunca deixa na confusão os seus servos.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

18 de julho de 2021 at 09:55

Meus parabéns pelo esclarecimento, vou lhe acompanhar nessa jornada.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *