Clicky

Um grande mistério que você e eu não conseguimos compreender, mas podemos experimentar - Altair Fonseca
Como entender a Santíssima Trindade
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

Um grande mistério que você e eu não conseguimos compreender, mas podemos experimentar

Hoje nós vamos falar sobre um grande mistério que deixou sem palavras um grande santo da Igreja Católica e também nos deixa confusos. Diante de tanta coisa que não conseguimos entender, podemos cair numa incredulidade infrutífera ou termos uma fé respeitosa sustentada pela graça de Deus. Que você e eu possamos optar pela segunda opção e no conteúdo de hoje vamos meditar sobre isso.

Veja também:

Um grande mistério que você e eu não conseguimos compreender

O ser humano tem mania de querer dominar, controlar e entender tudo, e de só acreditar naquilo que entende. Mas será que você entende exatamente tudo o que você vivencia neste mundo? Muitas coisas não entendemos, mas acreditamos porque experimentamos e com Deus também é assim. Ninguém explica Deus, mas sabemos que Ele é lindo, misericordioso, é todo amor, é justo e digno de louvor. Vamos iniciar nossa meditação sobre o mistério da Santíssima Trindade com um vídeo que publiquei no meu canal.

Um grande mistério que você e eu não conseguimos compreender

O mistério da Santíssima Trindade

A fé da Igreja Católica baseia-se num tripé formado pela Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e Sagrado Magistério. Portanto, tudo o que compartilhamos com você aqui é baseado nessas fontes e inspirado pelo Espírito Santo de Deus. Ao meditarmos sobre o mistério da Santíssima Trindade, encontramos a melhor síntese no Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 234. Leia:

O incrível mistério da Santíssima Trindade
O incrível mistério da Santíssima Trindade

É importante entendermos que a Trindade é Una: cremos em um só Deus em três pessoas distintas. Deus é Um, uma natureza divina, em três pessoas divinas distintas, não separadas. Entretanto, essa verdade foi sendo revelada ao longo da história para que fosse sendo assimilada e entendida pelo povo de Deus. Podemos entender melhor com o Catecismo da Igreja Católica:

A Santíssima Trindade foi sendo revelada
A Santíssima Trindade foi sendo revelada

Nas Sagradas Escrituras encontramos versículos que, de modo geral, fazem menção ao mistério trinitário. Vejamos alguns:
“Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19);
“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês” (2 Cor 13,14);
“Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos- á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (João 14,26).

Concluindo, você, eu e toda a humanidade não temos a capacidade de penetrar todos os mistérios de Deus, mas podemos sentir e vivenciar. Portanto, busquemos uma vida de intimidade com o Senhor na oração diária e na busca da verdade.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amem.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *