Clicky

O que você é capaz de fazer para não desagradar as pessoas? Cuidado com o respeito humano - Altair Fonseca
Cuidado com o respeito human
Inspirações e conselhos / Vídeos

O que você é capaz de fazer para não desagradar as pessoas? Cuidado com o respeito humano

Nesse tempo de ataques, ódio e divisões, será que você e eu não estamos nos preocupando demais com a opinião das pessoas? Muitas vezes, para não desagradar, acabamos concordando com todo o tipo de erro e também caímos no pecado. Precisamos entender o que é o respeito humano e como lidar com essa situação da maneira correta.

Veja também:

Teste católico: você sabe o que é o pecado do respeito humano?

Tente responder sem olhar a resposta no canto direito, em letras vermelhas:

Teste católico respeito humano
Teste católico respeito humano

E aí, acertou? Se ficou difícil para ler, a resposta correta é a letra C) Temer mais as pessoas do que a Deus.

Entenda o perigo do respeito humano

Olhando de certo ângulo, o respeito humano pode até parecer uma coisa boa. Afinal, devemos valorizar, honrar e respeitarmo-nos uns aos outros. O problema é quando nos preocupamos mais com o que as pessoas pensam de nós do que com a nossa conduta diante de Deus.

O pecado do respeito humano explicado
O pecado do respeito humano explicado

Três situações para meditarmos:

Sabe quando um grupo de homens está falando mal de alguém, de maneira pejorativa e inadequada sobre mulheres, por exemplo? Palavras depreciativas, debochadas e sensuais saem aos montes nesse tipo de conversa. Muitos sabem que isso é errado, mas para se encaixarem no grupo e não serem rejeitados acabam se rendendo. Ou seja, se permitem rir de piadas grosseiras e desrespeitam as mulheres, mesmo sabendo que isso não é certo. O respeito humano faz com que a opinião dos “amigos” seja mais importante do que a graça de Deus.

Em outro exemplo, uma jovem mulher sabe que sexo antes do casamento é errado, mas já namorou vários homens e se entregou para a maioria deles. Essa jovem também gosta de fofocar e fazer críticas ferrenhas com suas amigas e sente prazer em ver o “circo pegar fogo”. Pelo respeito humano, ela acredita que deve se submeter ao pecado para não ser abandonada e rejeitada por criaturas falhas.

Um sacerdote de uma paróquia distante é um enviado de Deus e da Igreja para pregar em Seu Nome, mas tenta se esquivar dos temas difíceis. Afinal, quem aceita ouvir falar de temas como fornicação, divórcio, aborto, homossexualidade e eutanásia? Para que alguns não fiquem chateados o padre evita esses temas pelo respeito humano e acaba sendo desobediente a Deus.

Muitas outras situações acontecem diante de nós e precisamos olhar para nossas vidas e sermos honestos. Será que estamos amando a Deus acima de todas as coisas?

Você realmente ama a Deus acima de todas as coisas?

Será que amamos a Deus acima de todas as coisas? Devemos prestar muita atenção no nosso relacionamento com as pessoas e no peso que elas têm em nossas decisões. Você busca fazer a vontade de Deus ou a vontade dos seus amigos, do parceiro ou familiares? No vídeo a seguir Padre Leonardo nos mostra de maneira bem prática como o respeito humano pode nos afastar de Deus. Assista e medite:

Você realmente ama a Deus sobre todas as coisas?

Não se aflija se o mundo te odeia

Precisamos nos libertar da opinião dos outros, que é a verdadeira opressora dos tempos atuais. Em Deus, seguindo seus mandamentos, temos a verdadeira liberdade e passamos a não depender mais do que os outros acham. Porém, se seguimos a Cristo Jesus, automaticamente seremos odiados pelo mundo e este é um sinal claro de que estamos no caminho certo. Que possamos ter coragem para vencer o mundo com o auxílio do Senhor que não nos abandona.

Não perca a paz se o mundo te odeia
Não perca a paz se o mundo te odeia

Este assunto foi abordado de maneira superficial aqui neste blog, mas que você pode usar este conteúdo como ponto de partida para suas meditações. Afinal, não é contra homens de carne e sangue que lutamos, mas contra os principados e potestades do mal espalhados pelos ares. Se a luta é espiritual, a nossa proteção está no nome do Senhor que fez o céu e a terra.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *