Clicky

O orgulho aprisiona mas a verdade liberta - Altair Fonseca
Orgulho
Inspirações e conselhos / Quadrinhos Católicos

O orgulho aprisiona mas a verdade liberta

Por nossa própria escolha podemos viver aprisionados em todo o tipo de preconceito, orgulho, ódio e sentimento de divisão. Porém, a verdade liberta e nos foi revelada em Cristo Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida. Você já deve ter ouvido falar muito disso por aí, mas precisa dar um passo a mais na fé. Para entender a verdade e viver nela, não basta apenas ouvir falar, é preciso experimentar. Jesus Cristo, o manso e humilde de coração, nos chama para seguirmos os seus passos.

Veja também:

O orgulho aprisiona

Quando achamos que já sabemos de tudo, não queremos ouvir ninguém e ainda por cima julgamos tudo e todos, estamos sendo vencidos pelo orgulho. O orgulho faz com que nos sintamos melhores, superiores e aptos a tratar as pessoas com desdém. É através do orgulho que entram no mundo todo o tipo de divisão, disputa, dominação, discriminação e todo tipo de pecado.

O orgulho aprisiona, mas a verdade liberta
O orgulho aprisiona, mas a verdade liberta

Temos essa tendência de nos acharmos melhores do que realmente somos (embora algumas pessoas possam também desenvolver um complexo de inferioridade). Mas é preciso que tenhamos um olhar crítico e verdadeiro sobre como temos agido na nossa casa, no trabalho, nos meios em que vivemos. Será que o meu ego e a minha opinião são mais importantes do que o bem do próximo? A Palavra de Deus nos fala sobre o orgulho em diversas passagens, mas separei para você uma do livro de Tobias:

O orgulho nos aprisiona
O orgulho nos aprisiona

A verdade liberta

Se por um lado o orgulho aprisiona, por outro, a verdade liberta. É cultivando uma virtude oposta ao vício que começamos por vencê-lo. Ou seja, a pessoa orgulhosa vence o orgulho alimentando a humildade; a pessoa descontrolada vence esse descontrole alimentando a temperança, e assim por diante.

Para alimentarmos todas as virtudes, tenhamos como exemplo a Sabedoria encarnada, o Deus que se fez homem e habitou entre nós. É em Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida, que encontramos o modelo de conduta ideal.

Ele, que é manso e humilde de coração, nos aponta o caminho para vencermos todas as más tendências que nos levam ao erro, ao pecado e à infelicidade.

A verdade sempre liberta
A verdade sempre liberta

Lutemos contra o orgulho

Você e eu devemos lutar todos os dias contra o orgulho que nos impede de sermos melhores. Se somos orgulhosos, acabamos fazendo mal aos outros e cometemos os mais diversos pecados. O orgulho é a raiz de muitos males e a frase a seguir nos ajuda a entender:

Devemos lutar contra o orgulho
Devemos lutar contra o orgulho

A verdade pode te libertar hoje

A verdade liberta e este pequeno conteúdo vem apenas jogar um pouquinho de luz para que você medite e busque a graça de caminhar com Cristo. Em Jesus somos novas criaturas mas não são só as palavras que fazem a transformação. É preciso que você e eu tenhamos um coração decidido e aberto à ação do Espírito Santo de Deus. Você aceita o desafio?

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *