Clicky

Que se danem todos os demônios, é o que diz Santa Teresa d'Ávila - Altair Fonseca
Santa Teresa d'Ávila
Conhecimento da Igreja Católica / Orações / Vídeos

Que se danem todos os demônios, é o que diz Santa Teresa d’Ávila

O mal existe e atua com muita astúcia no mundo em que vivemos, mas nem por isso precisamos viver com um medo doentio e desesperado. Com o auxílio de Santa Teresa d’Ávila vamos entender porque o demônio não merece tanto crédito, mas por outro lado, devemos ter muito medo de uma coisa. Continue lendo para descobrir do que se trata.

Veja também:

Sobre Santa Teresa d’Ávila

Vamos ouvir conselhos valiosos de Santa Teresa d’Ávila, mas quem foi essa mulher? Ela sabia do que estava falando?

Bem, Teresa nasceu na Espanha, em Ávila, no ano de 1515, e recebeu uma sólida educação cristã de seus pais, tanto que na infância se encantou de tal forma com a vida dos santos mártires que queria fugir com o irmão para morrer pela fé. Impressionada pela rica literatura, e impulsionada pelo seu temperamento sanguíneo, a criança queria ir para uma região onde muitos cristãos eram martirizados. Graças à vigilância dos pais e a Deus, que tinha outros planos para ela, nada disso aconteceu.

Com vinte anos de idade, Teresa ingressou no Carmelo de Ávila, onde caiu em um relaxamento e num apego às criaturas, parentes e conversas destrutivas. Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor e assumiu, a partir dessa experiência, a sua conversão. Com isso, voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de sustentar uma conduta modelo. Tudo isso a santa relata em seu famoso “Livro da Vida”.

O Livro da Vida de Santa Teresa d'Ávila
O Livro da Vida, de Santa Teresa d’Ávila

Santa Teresa d’Ávila nos presenteou com diversas obras grandiosas e profundas, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo: “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”e o já citado “Livro da Vida”.

O grande segredo desta santa, que é Doutora da Igreja, foi o amor. Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz. Teve sofrimentos físicos e morais antes de morrer, até que em 1582 disse suas últimas palavras: “Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja Católica quero morrer”.

Que se danem todos os demônios

Me desculpe se te assusto falando assim, mas essa frase não é minha e sim de Santa Teresa d’Ávila. Essa mulher tinha a ousadia e a confiança daqueles que renunciam o mal e aceitam de coração aberto a graça de Deus. Sabendo que o Senhor nos guia e protege com diversos instrumentos, nosso único medo deve ser perder a Sua graça.

Se você tem depositado toda a sua confiança nas coisas passageiras dessa terra, tome cuidado! Você pode estar dando poder para que o maligno atue na sua vida. Que pela graça de Deus, este vídeo possa ser compartilhado para que muitos enxerguem essa verdade.

Só Deus basta

A seguir, uma famosa frase que mostra muito bem onde estava a confiança de Santa Teresa d’Ávila. Uma frase que me tocou muito quando a li pela primeira vez:

Para quem crê só Deus basta
Para quem crê, só Deus basta

“Nada te perturbe,
nada te amedronte.
Tudo passa,
a paciência tudo alcança.
A quem tem Deus nada falta.
Só Deus basta!”

Oração a Santa Teresa d’Ávila

Oração a Santa Teresa d'Ávila
Oração a Santa Teresa d’Ávila

Santa Teresa, virgem esposa, especialmente amada do Crucificado, doutora da Igreja, permiti que, imitando-vos perfeitamente, eu possa cumprir a vontade e ganhar a amizade do Sumo Bem, antes de buscar as alegrias do mundo. Apesar de todas as minhas contradições e defeitos, dai-me força para seguir vosso exemplo e seguir plenamente a Cristo com aquela perfeição que Ele pede. Com o vosso auxílio eu possa superar as dificuldades desta vida e merecer o repouso sem fim no céu. Amém.

Com informações de Canção Nova e do Livro da Vida, de Santa Teresa d’Ávila.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *