Clicky

Entenda o significado do Círio Pascal - Altair Fonseca
Saiba mais sobre o Círio Pascal
Conhecimento da Igreja Católica

Entenda o significado do Círio Pascal

Sabe aquela grande e grossa vela que fica no altar durante o período da Páscoa todos os anos? Ele tem alguns símbolos e é acesa em uma cerimônia toda especial, já viu? Bem, não trata-se de uma vela, mas de um círio, o Círio Pascal. Ele é um símbolo de destaque no Tempo Pascal, que vai da Páscoa até a Solenidade de Pentecostes.

Veja também:

Mas qual o significado do Círio Pascal?

A palavra “círio” vem do latim “cereus”, de cera, o produto das abelhas. O Círio Pascal representa Jesus Cristo, que é a luz do mundo. Durante a Vigília Pascal, os participantes percebem inicialmente a escuridão. Acendido numa fogueira especialmente preparada, o Círio é levado em procissão para dentro da Igreja e, a partir dele, as velas dos fiéis são acesas.

Isso significa que é na Luz de Cristo que cada cristão acende a luz no seu interior para iluminar a sua vida.

Sobre o Círio Pascal
Sobre o Círio Pascal

O Círio Pascal tem incrustado, em sua cera, cinco cravos de incenso simbolizando as cinco chagas santas e gloriosas do Senhor da Cruz. Ele ficará aceso durante todas as celebrações que acontecerem nas sete semanas do Tempo Pascal, ao lado do ambão da Palavra, até a tarde do domingo de Pentecostes. Após a conclusão deste tempo, convém que o Círio seja conservado dignamente no batistério.

O Círio será usado também durante os batismos e exéquias (no princípio e no fim da vida temporal), o que simboliza que o cristão participa da luz de Cristo ao longo de todo seu caminho terreno, como garantia de sua incorporação definitiva à Luz da vida eterna.

Que esse símbolo de luz, esperança e fé possa contribuir para que vivamos iluminados pela luz do Cristo Ressuscitado, que vive e reina para sempre, amém!

Com informações de Prof. Felipe Aquino.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

11 de agosto de 2021 at 21:23

Muito sincera e útil escrito. Eu realmente gostei este pequeno artigo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *