A Páscoa nos traz liberdade, esperança e paz
Momento mais importante do ano para todos os Católicos, na Páscoa o povo de Deus se reúne para celebrar a Ressureição de Jesus Cristo. Páscoa (do hebraico Pessach) significa passagem, e é a vitória de Jesus sobre a morte e sua passagem que transforma nossas vidas. O sangue do cordeiro imolado nos liberta do pecado e abre as portas do Céu para nós, que somos pecadores e aceitamos o resgate de Cristo.
Veja também:
O que não é a Páscoa
A Páscoa não é simplesmente um feriadão para quebrar a rotina e descansar, comendo ovos de chocolate e participando de festas profanas. Não é tempo de orgias, bebidas e excessos de diversas naturezas que, infelizmente, acabam acontecendo em muitas casas.
As confraternizações, os alimentos específicos e muitos outros costumes são importantes e nos ajudam a celebrar a Páscoa, mas não podem nos desviar do seu principal e essencial sentido. Hoje, temos uma geração que não entende nada do verdadeiro sentido da Páscoa, mas devemos celebrá-la bem. Saiba mais no artigo: Páscoa, seu real sentido.
O que é a Páscoa
O povo de Deus, que não se fecha às origens desta festa, sabe que ela é mais do que um “feriadão”. É a consumação da “grande semana” na qual vivenciamos os mistérios da vida de Cristo e os mistérios da nossa própria vida, nossa vitória sobre a morte.
O Tempo Pascal compreende cinquenta dias a partir do domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes, vividos e celebrados com grande júbilo, como se fosse um só e único dia festivo, como um grande domingo. A Páscoa é o centro do Ano Litúrgico e de toda a vida da Igreja. Celebrá-la é celebrar a obra da redenção humana e da glorificação de Deus que Cristo realizou quando, morrendo, destruiu a morte; e ressuscitando, renovou a nossa vida.
E qual é o mistério da nossa fé? O que significa tudo isso?
A Ressurreição é o mistério central da nossa fé. É nela que colocamos as nossas esperanças de que também nós vamos um dia ressuscitar para uma vida nova em Cristo. Como disse o Apóstolo, “Se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia também é a vossa fé (1 Cor 15,14). Jesus ressuscitou, está vivo e nos comunica sua vida divina para que possamos ser felizes dando glória a Deus. Saiba mais no artigo: Cristo Ressuscitou, a morte foi vencida!
Cristo está vivo
Cristo está vivo e sua vitória sobre o pecado e a morte é também a nossa vitória. Dessa forma, meditar sobre a vida, morte, paixão e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo é viver a atualização desse mistério. Tomemos posse dessa redenção!