Clicky

Sem fé não podemos voar até o Céu - Altair Fonseca
A fé dá asas
Conhecimento da Igreja Católica / Quadrinhos Católicos

Sem fé não podemos voar até o Céu

Sem fé não podemos abrir o nosso coração e ter contato com Deus, não acreditamos em Sua ação na nossa vida e nos fechamos à graça. A falta de fé deixa a vida estéril e nos expõe perigosamente ao pecado e à morte. Sem fé não há salvação, mas o que é a fé quais seus efeitos em nossa existência? Precisamos meditar sobre essa verdade que interfere diretamente em como encaramos as dificuldades e superamos os desafios que são inevitáveis.

A fé na prática

Na prática, é pela fé exercitada em uma vida de oração constante e cheia de confiança que entramos em contato com Deus. É pela fé em Jesus Cristo que somos justificados e alcançamos tudo o que é necessário para realizamos boas obras e também para alcançarmos a salvação. Sem fé não somos capazes de lutar contra o mundo, a nossa carne e o demônio, que são os três inimigos da alma e nos levam ao mal.

A fé dá asas à oração
A fé dá asas à oração

A fé no Catecismo da Igreja Católica

A seguir partilhamos em imagem e texto alguns parágrafos sobre a fé no Catecismo da Igreja Católica. É necessário entender o que diz a doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana sobre esse ponto fundamental para nós.

A fé é uma virtude teologal
A fé é uma virtude teologal

A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, “o homem entrega-se total e livremente a Deus” (67). E por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus. “O justo viverá pela fé” (Rm 1, 17). A fé viva “atua pela caridade” (Gl 5, 6). Catecismo da Igreja Católica – parágrafo 1814.

Tenhamos fé
Tenhamos fé

O dom da fé permanece naquele que não pecou contra ela (68). Mas, “sem obras, a fé está morta” (Tg 2, 26): privada da esperança e do amor, a fé não une plenamente o fiel a Cristo, nem faz dele um membro vivo do seu corpo. Catecismo da Igreja Católica – parágrafo 1815.

O discípulo de Cristo e a fé
O discípulo de Cristo e a fé

O discípulo de Cristo, não somente deve guardar a fé e viver dela, como ainda professá-la, dar firme testemunho dela e propagá-la: “Todos devem estar dispostos a confessar Cristo diante dos homens e a segui-Lo no caminho da cruz, no meio das perseguições que nunca faltam à Igreja” (69). O serviço e testemunho da fé são requeridos para a salvação: “A todo aquele que me tiver reconhecido diante dos homens, também Eu o reconhecerei diante do meu Pai que está nos céus. Mas àquele que me tiver negado diante dos homens, também Eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus” (Mt 10, 32-33). Catecismo da Igreja Católica – parágrafo 1816.

O ser humano precisa ter fé

Não dá para viver uma fé individualista, já que ela é coletiva, é da Igreja. Muitos enfraquecem na fé porque vivem somente na “sua” fé; pobre e fraca. Temos de viver na fé “da Igreja”, tudo o que ela recebeu de Cristo e nos ensina. Jesus disse: “Quem vos ouve a Mim ouve, quem vos rejeita a Mim rejeita…”(Lc 10,16). Só tem fé inabalável aquele que crê e vive o que ensina a Santa Igreja, Esposa do Senhor, pois ela é o Seu “braço estendido em nossa história”. A Igreja nunca teve crise de fé. Veja também: Como manter acesa a chama da nossa fé?

Conclusão

Sem Deus nada podemos fazer e é através da fé e da oração que temos esse contato mais íntimo e necessário com o Senhor. Por isso, se você sente que não tem uma fé viva, abra o seu coração e peça a Deus essa graça. Como um pai amoroso, Ele não nega aos seus filhos o que é necessário para a salvação.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *