Clicky

Conheça o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e o caminho de Lourdes, na França - Altair Fonseca
O magnífico Santuário de Nossa Senhora de Lourdes
Igrejas, construções e imagens católicas

Conheça o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e o caminho de Lourdes, na França

Hoje você vai saber um pouco mais sobre um impressionante local de peregrinação e manifestação da fé Católica: Lourdes. Local da aparição de Nossa Senhora de Lourdes, na França, é uma cidade localizada na região sudoeste do país, na base dos Pireneus (cordilheiras cujas montanhas formam uma fronteira natural entre a França e a Espanha).

Veja também:

Lourdes é uma cidade no sudoeste da França, na base dos Pireneus. É conhecida mundialmente pelo Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, um importante local de peregrinação católica.

Em 1858, Lourdes contava com pouco mais de 4.000 habitantes, quando a Virgem aparece para uma jovem (Bernadette Soubirous). Entre 11 de fevereiro de 1858 e 16 de julho do mesmo ano, serão registadas mais de 18 aparições. Rapidamente, os peregrinos afluem a Lourdes para descobrir a Gruta das Aparições. Para os acolher e de acordo com a Mensagem de Lourdes, serão construídos vários edifícios. O primeiro deles é a Cripta, inaugurada em 1866.

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes

Localizado às margens do Gave de Pau (um rio do sudoeste da França), o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes acolhe milhares de peregrinos e visitantes de todo o mundo durante o ano.

Santuário de O lindo Santuário de Nossa Senhora de Lourdes
O lindo Santuário de Nossa Senhora de Lourdes

A Gruta de Massabielle

De todos os lugares do Santuário o mais visitado é a Gruta das Aparições. Todos os anos, milhões de pessoas visitam a Gruta de Massabielle, onde, em 1858, a Virgem Maria teria aparecido para Bernadette Soubirous, uma jovem que tinha apenas 14 anos, e vivia no local. Os peregrinos podem beber ou tomar banho na água que brota de uma fonte na gruta. 

A Gruta de Massabielle

Santa Bernadete Soubirous

Bernadete Soubirous nasceu no moinho de Boly, perto de Lourdes, na França, no dia 7 de janeiro de 1844. Foi a filha mais velha entre 9 filhos de Francisco Soubirous e Luisa Castérot. Seu pai era um pobre moleiro (operário de moinho de farinha) e viviam em condições precárias. Na infância Bernadete foi pastora e doméstica.

Oração a Santa Bernadette Soubirous
Oração a Santa Bernadette Soubirous

Com a piora da situação financeira, que já era precária, a família muda-se para Lourdes. No dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadete, sua irmã Toinette e a amiga Baloume foram buscar lenha na gruta de Massabielle (rocha velha). Nesse dia Santa Bernadete viu uma mulher de branco, com um rosário na mão e um cinto brilhante. Mais tarde, esta mulher da visão se revelaria como Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Dica de livro: A Canção de Bernadette, de Franz Werfel

Sobre as aparições de Nossa Senhora de Lourdes, o livro “A Canção de Bernadette”, de Franz Werfel é uma obra completa, rica de detalhes, para quem quer se aprofundar no assunto.

A Canção de Bernadette
A Canção de Bernadette

Conclusão

A Igreja Católica Apostólica Romana é muito rica e, pela graça de Deus, presenciou ao longo da história muitos sinais e prodígios. Dessa forma, a aparição de Nossa Senhora de Lourdes é apenas uma das várias que a Igreja comprova. Elementos para reavivar a nossa fé é o que não faltam e precisamos cada vez mais alimentar nossas devoções, que precisam ter como foco Jesus Cristo.

Com informações de Lourdes Infotourisme, Qual Viagem e Cruz Terra Santa.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *