Clicky

A bênção de objetos pela TV é válida? - Altair Fonseca
Sobre a bênção de objetos pela TV
Conhecimento da Igreja Católica

A bênção de objetos pela TV é válida?

A bênção de objetos pela TV é válida? Essa é a dúvida de muitas pessoas que, principalmente neste tempo de pandemia, não conseguem participar com frequência nos momentos de bênçãos presenciais. Dessa forma, optam por ter seus objetos abençoados pelas TVs católicas, mas será que essa prática é válida?

Veja também:

A bênção de objetos pela TV é válida?

A resposta é sim, mas é preciso tomar cuidado e entender a toda importância da vida presencial na comunidade. Não podemos “virtualizar” a fé e cair num comodismo que nos afasta dos irmãos e impossibilita a vida sacramental.

O padre Cido Pereira abordou esta questão em sua coluna de perguntas e respostas no jornal O São Paulo, da arquidiocese paulistana.

A pergunta enviada ao sacerdote

“A mãe da Angélica Costa comprou um quadro de Jesus Misericordioso e, quando assistia a uma missa pela TV em que o sacerdote abençoava os objetos de devoção, colocou o quadro para ser abençoado. ‘Minha mãe gostaria de saber se desse jeito está valendo. Pode-se considerar o quadro bento?”.

A resposta de Pe. Cido

“Angélica, é claro que uma bênção enviada via televisão tem seu valor, como tem valor alguém alimentar sua fé pela televisão em razão da pandemia. Aliás, diga-se de passagem, não fossem essas celebrações, não teríamos alimentado nossa fé neste tempo. Os meios de comunicação nos ajudaram a matar a saudade que tivemos de Jesus Palavra e Jesus Eucarístico. Eu creio que esses meios têm alimentado a fé e aproximado aqueles a quem a enfermidade, a distância e a falta de sacerdotes impedem a participação presencial na comunidade.

É preciso, porém, fazer aqui um alerta: nenhuma celebração virtual, por mais necessária que seja, substitui, satisfaz ou nos libera da presença na comunidade. Usando uma comparação bem simples: um vídeo de um almoço ou de um jantar não mata a fome de ninguém. O amor fraterno, o toque, os gestos e as palavras que dizemos a Deus em comunhão fraterna nos fazem Igreja como quer Jesus.

Cessada a pandemia, recuperada a saúde, é preciso estar juntos em comunhão, em oração, em sintonia com Deus e uns com os outros”.

Prof. Felipe Aquino responde

Água abençoada a distância?

O Padre Henrique Maciel, missionário redentorista, traz uma catequese sobre o mundo real x online no quadro ‘Religião Também se Aprende’ e conclui que a bênção só tem valor se, principalmente, é recebida com fé e o coração aberto. Porém, o ideal é a participação na Igreja em comunidade.

O Catecismo da Igreja Católica nos fala sobre os sacramentais e nos ajuda a entender essa realidade:

Saiba mais sobre os sacramentais
Saiba mais sobre os sacramentais

Resumindo, a bênção de objetos pela TV é válida, mas a plenitude da vida católica requer a liturgia e os sacramentos de maneira presencial. Portanto, que você e eu estejamos sempre na nossa comunidade de maneira fervorosa e participativa, mesmo que também apreciemos os conteúdos católicos pela TV e internet.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *